Voz da Póvoa
 
...

O entretenimento e cultura de massas

O entretenimento e cultura de massas

Geral | 24 Agosto 2023

 

Há várias gerações que o setor do entretenimento, nas suas diferentes vertentes, é um dos mais poderosos e com mais fundos disponíveis para investir, pela adesão que suscita no público.

Fixemos o nosso escopo na produção cinematográfica e de séries das grandes plataformas de streaming e os milhões que geram como retorno do investimento realizado pelas produtoras, tendo em mente os dois mais recentes exemplos de verdadeira adesão de massas: os filmes Barbie, de Greta Gerwig, e Openheimer, de Christopher Nolan, que têm quebrado recordes de bilheteira em cinemas dos quatro cantos do mundo.

Pois bem, estes dois exemplos poderão bem ser considerados fenómenos singulares de popularidade, mas a verdade é que alguns filmes e séries arrastam verdadeiras multidões, motivando uma subsequente procura por conteúdos relacionados que, por vezes, é tão expressiva que diferentes setores os usam como inspiração para criar vários tipos de conteúdos, que se sabe à partida que serão bem-sucedidos.

O impacto cultural do audiovisual

Esta é uma verdade que se aplica, embora não exclusivamente, ao setor do gaming, que usa temas, filmes e as suas personagens como inspiração para desenvolver jogos, sabendo à partida que vão ter enorme sucesso.

Foi assim que vimos surgir, por exemplo, vários jogos sobre Harry Potter, sendo o mais recente, Hogwarts Legacy, muito apreciado, com avaliações de cerca de 84% de satisfação dos jogadores. Mas o fenómeno de Harry Potter não se resume, de modo algum, apenas a jogos inspirados pelos livros e filmes, pois só se considerarmos todo o merchandising criado em torno do rapaz que sobreviveu, os filmes-concerto anuais com orquestra e as escape rooms inspiradas em Hogwarts em que já participámos, é que poderemos começar a ter a real dimensão do fenómeno de massas que é a franchise de Harry Potter, em muitos setores diferentes do entretenimento.

Na mesma lógica, apesar de já existirem vários jogos sobre a personagem Barbie, é natural que venham a ser desenvolvidos mais e diretamente relacionados com a trama do filme, para gáudio de milhões de espetadores.

Porém, também existem exemplos de inspiração inversa: em que os jogos de PC e consola são de tal forma populares que inspiram filmes, igualmente com imenso sucesso de bilheteira. Os filmes recentes Super Mario e Gran Turismo são exemplos desta tendência, bem como a série The Last of Us, da HBO, que foi extremamente bem recebida pela crítica.

O impacto do audiovisual no iGaming

Porém, neste fluxo permanente que caracteriza a cultura de massas e em que as influências se cruzam e interpenetram para responder aos desejos do público, o gaming não foi o único setor de desenvolvimento de software a criar jogos com base em filmes e séries de sucesso, para responder à pressão da procura popular.

Efetivamente, o mesmo conceito foi também aplicado pela indústria do iGaming, que viu as grandes fornecedoras de software, como a MGA Games, a Pragmatic Play ou a The Stars Group a desenvolverem slots baseadas em filmes e séries de sucesso, de forma a cativarem legiões de jogadores.

O desenvolvimento destes jogos foi particularmente feliz para os jogadores, pois as slots caracterizam-se, em grande medida, pela sua simplicidade e acessibilidade, uma vez que podem ser jogadas a partir de qualquer dispositivo móvel, ao contrário dos jogos desenvolvidos para outras plataformas, que são por natureza mais complexos e estáticos e, portanto, menos disponíveis para serem jogados em qualquer lugar.

Assim, cumprindo todos estes requisitos e correspondendo à procura do público, que anseia por continuar a vibrar com os seus filmes e séries do coração, nas plataformas online de jogos de casino existe uma enorme diversidade de títulos que são inspirados, de forma direta ou livre, em filmes e séries que amámos ver nos cinemas ou que gostamos de acompanhar na TV.

Efetivamente, entre slots dedicadas a CSI: Miami (inspirado na série criminal), a slot John Hunter and the Book of Tut Respin (livremente baseada em Indiana Jones e na sua expedição ao Egipto) ou a slot 3 Witches (que foi beber ao filme da Disney Três Bruxas Loucas), a diversidade é de tal forma significativa que quase é possível arriscar que, em teoria, existem títulos sobre todos os grandes sucessos de Hollywood, de forma a que nenhum jogador se sinta excluído.

Aliar os sucessos do cinema e da televisão aos jogos é uma combinação vencedora para todos os envolvidos: indústria do cinema, plataformas de streaming e fornecedoras de software. Ora, os jogadores também saem a ganhar desta equação, na medida em que estes conteúdos lhes permitem a possibilidade de continuar a vivenciar experiências relacionadas com temas que lhes são muito queridos.

partilhar Facebook
2344/pexels-photo-2695679.jpeg
2344/pexels-photo-3491940.jpeg
Banner Publicitário