Voz da Póvoa
 
...

Filmes e séries que influenciaram outros setores do entretenimento

Filmes e séries que influenciaram outros setores do entretenimento

Geral | 11 Agosto 2022

 

Imagem  Photo

A influência de uma produção audiovisual de êxito, seja filme ou série, sobre a sociedade é inegável. Os grandes sucessos marcaram uma época, eternizando frases e até mesmo os locais onde foram gravados. Claro que, tudo isso gerou e gera diversas memórias afetivas no público. 

No entanto, não são só os espetadores que são influenciados, outros segmentos do entretenimento também são arrastados por esta onda popular. O sucesso de um filme ou série rompe a fronteira do ecrã e assume um papel maior na produção cultural

Esse facto pode ser visto com a franquia de filmes Star Wars, que além dos nove filmes, também se converteu numa série animada, Star Wars: A Guerra dos Clones (2008-2020), com sete temporadas e mais de 130 episódios. A história criada por George Lucas também repercute o universo da galáxia "bem longe daqui" em histórias escritas em livros e banda desenhada. Além disso, a saga também rendeu diversos títulos de videojogos, para consolas, computadores e telemóveis, todos alcançaram o exito e levaram a saga a um novo território: o gaming.

É a partir deste último exemplo, que este artigo revisitará os videojogos que nasceram de grandes histórias dos cinemas ou das séries de televisão. Afinal, os jogos são outro segmento do entretenimento que bebe dessa fonte para ampliar o catálogo de títulos. Ainda que neste intercâmbio, ultimamente, são as histórias das consolas que têm ganho vida nos cinemas e, principalmente, nas plataformas de streaming, onde é impossível negar que a influência é mutua.

O sucesso de uma produção audiovisual está então intimamente relacionado com a história apresentada. Só assim dará um salto e passará para as consolas. 

Com efeito, a seguir listamos os videojogos inspirados em grandes séries e filmes de sucesso:

 

Game of Thrones: A Telltale Games Series (2014)

Uma das maiores séries da HBO, A Guerra dos Tronos (2011) abanou as estruturas das narrativas de televisão. Baseada nos livros de George R.R Martin, a história conta a luta pelo trono de ferro e está repleta de reviravoltas. Além disso, arrebatou o coração de milhares seguidores. Os episódios eram esperados com ansiedade a cada segunda-feira. As voltas inesperadas e as batalhas incríveis são ingredientes perfeitos para o mundo gaming.

videojogo foi produzido pela Telltale Games, a história também está baseada nos contos de Martin e ocorre entre as temporadas 3 e 5. No jogo, os jogadores conhecem detalhes da Casa Forrester, aliados dos Starks. A história gira em torno dos acontecimentos da série, as guerras e a queda da família Stark e como os Forrester devem lutar para sobreviver nesse novo panorama. O videojogo foi lançado para PS4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e Windows.

The Walking Dead: The Telltale Definitive Series (2020)

O nome não nega, esta série de videojogos é inspirada pela série The Walking Dead (2010), no entanto, traz no seu enredo uma história completamente nova, onde a protagonista é uma menina chamada Clementine. Foram lançados diversos títulos que se completam, a edição definitiva traz todos os episódios e também o conteúdo extra.

O sucesso da história no terreno dos videojogos rendeu diversos prémios para os títulos, que trouxeram com originalidade novos personagens, uma nova linha temporal e muitas mais aventuras.

Alien: Isolation (2014)

Um clássico do género de ciência e ficção, Alien, o Oitavo Passageiro (1979) agitou a indústria cinematográfica e marcou uma era no segmento dos filmes de exploração espacial. A franquia conta com oito produções; quatro são sobre a história original; duas são histórias prequelas do enredo original; e outras duas são um crossover entre Alien e O Predador.

O sucesso nos cinemas levou a história para as consolas. No título Alien Isolation, a estrela é Amanda Ripley - sim, a primogénita da subtenente Ellen Ripley, a protagonista dos filmes. A diferença do cinema, o videojogo troca a ação pelo suspense e entra no terreno de sobrevivência e terror.

Todo um universo a girar

Existe um ramo dos jogos de casino que soube como aproveitar sucessos televisivos para gerar novas formas de entreter os seus jogadores. Estamos a falar de slot machines com diferentes designs e temas, estes inspirados em séries e filmes de sucesso.

Na lista dos mais famosos está o slot inspirado na série Narcos (2015), da Netflix, que traz a ascensão e queda de Pablo Escobar. 

Dos filmes presentes nas slots estão o clássico filme de aventura Jumanji (1995) e Ted (2012), uma comédia adulta sobre um urso com vida própria. 

Por fim, até os reality shows entraram na onda, o famoso Hell`s Kichen (2005), dirigido pelo chef Gordon Ramsay, também se tornou um slot.

Em suma, é desta forma que os grandes sucessos cinematográficos superam as barreiras e entram com tudo no mundo dos videojogos. Estas duas indústrias vivem para ter boas histórias para contar, baseadas nesse objetivo comum. 

Assim, não há como negar, a influência entre ambas é frequente, ainda que o mais normal seja ver grandes títulos das consolas virarem filmes e séries. Mas, o cenário está a muda.

partilhar Facebook
1640/0012.jpg
1640/kylo-HqpQMFPbFDc-unsplash.jpg
Banner Publicitário