Voz da Póvoa
 
...

Varzim Vai Aceder ao Fundo de Apoio aos Clubes da Segunda Liga

Varzim Vai Aceder ao Fundo de Apoio aos Clubes da Segunda Liga

2 Maio 2020

Depois de anunciar o regresso do plantel aos treinos, o Varzim acabou por dar a época por terminada “e vai assumir todos os compromissos com os atletas e equipa técnica” garantiu o seu presidente Edgar Pinho.
 
Novos passos terão que ser dados mas a seu tempo será divulgada informação aos sócios e simpatizantes.

O Varzim SC no momento da paragem do campeonato, devido à pandemia da Covid-19, atravessava um bom momento e decorridas 24 jornadas ocupava o 6º lugar na II Liga com 37 pontos.

Depois da Liga de Clubes ter anunciado a suspensão em definitivo da Segunda Liga, o clube poveiro divulgou em comunicado:

Caros sócios e simpatizantes dos Varzim S.C., como é já do conhecimento público, o Campeonato da LigaPro não retomará esta época futebolística, tendo sido dado por encerrado.

Tal decisão, tomada pela Governo apoiada por pareceres da Direção-Geral da Saúde, contraria aquela que era a superior vontade dos clubes de futebol profissional de Primeira e Segunda Liga, e seus representantes, Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que tudo fizeram para que houvesse campeonato até ao fim. E, nesse sentido, cooperaram todos na elaboração de um plano de retoma, superiormente trabalhado, pelos Clubes e seus Organismos representantes e respetivos departamentos médicos e técnicos que permitisse um regresso aos treinos e à competição em segurança.

No passado dia 30 de Abril e em reunião solicitada ao Governo pelos Representantes do Futebol Português, F.P.F. e L.P.F., com a presença de 3 clubes da Primeira Liga, foi analisada no quadro do momento atual que o País e o Mundo vivem, a anunciada possibilidade de abertura ao trabalho de vários sectores da economia Portuguesa e a possibilidade do regresso do Futebol da Primeira e Segunda Liga.

Após discussão alongada deste tema e num momento em que esteve mesmo em risco o cancelamento de toda a competição, o Governo, na pessoa do Primeiro Ministro e apoiado em pareceres técnicos da D.G.S., decidiu só pela autorização condicionada da Primeira Liga, e a suspensão do campeonato da Segunda Liga.

Esta decisão contraria aquela que foi sempre a vontade dos Clubes de Primeira e Segunda Liga que acabaram por ver gorados os seus esforços da retoma e a favor da qual nada mais podem agora fazer.

Não podemos deixar aqui de sublinhar o forte empenho da F.P.F, L.P.F e aos clubes da Primeira Liga que estiveram envolvidos nas negociações e expressar o nosso agradecimento pela ação pronta e decidida que tomaram na criação de um fundo de apoio solidário aos Clubes da Liga Pro.

Oportunamente poderão ser prestadas mais informações sobre este tema e outros temas que a todos interessem.

A Direcção do Varzim S.C.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que vai disponibilizar um milhão de euros aos clubes da LigaPro, desta forma antecipando verbas que estavam destinadas ao financiamento para infraestruturas da próxima temporada, e que fazem parte de um fundo que pode excecionalmente ser usado para outros fins e de alguma forma atenuar os problemas financeiros dos clubes da II Liga. Recordamos que por determinação do Governo, o campeonato da II Liga referente à época 2019/2020 terminou.
 
Ao apoio disponibilizado pela FPF junta-se uma verba de 800 mil euros comparticipada pela Liga Portugal. Os apoios servem para, neste momento de incerteza, equilibrar as finanças dos clubes, de forma a assumirem o cumprimento dos seus compromissos.

partilhar Facebook
270/Sede_no_Estadio_do_Varzim.JPG
270/VARZIM.jpg
Banner Publicitário