Voz da Póvoa
 
...

Varazim no Dia Mundial de Teatro

Varazim no Dia Mundial de Teatro

27 Março 2020

Há razões que vem do passado para que este dia 27 de Março seja em todo o mundo para festejar o Teatro.
Há também inquietações e desassossegos que entraram no palco das vidas e nos obrigam a parar, refletir e perceber o actor que somos neste decretado Estado de Emergência, que começa a ser acima de tudo social.
Recebemos e passamos a publicar na integra uma intenção em jeito de aplauso da Associação Varazim Teatro.

Hoje na Póvoa de Varzim, em Portugal e um pouco por todo o Mundo, não haverá Teatro!

A Varazim Teatro tinha programado para as comemorações do Dia Mundial do Teatro a estreia do espetáculo Bichos, a partir dos contos Vicente e Miúra, de Miguel Torga, com encenação de José Caldas.

*Hoje não se estreará Bichos, porque hoje não haverá teatro*.

O fecho dos Teatros, o distanciamento social exigido pelo combate à pandemia e o estado de emergência decretado, determinam que amanhã, nos palcos portugueses e um pouco por todo o mundo, não haja Teatro. Poderá haver sinalizações da data, sim.

*Mas não haverá Teatro.*

O Teatro faz-se de uma comunhão estreita e insubstituível com o público. De um respirar conjunto. Que hoje não pode acontecer.

*Hoje não haverá Teatro.*

A Varazim Teatro, assim como muitas estruturas no país, por questões de saúde pública, estão impedidas de exercer a sua função. Os teatros estão fechados e as Companhias com os projetos suspensos, com as estreias e carreiras dos espetáculos adiadas para data incerta, com apresentações canceladas das quais não haverá retorno. Sem qualquer apoio da tutela, a Varazim Teatro, que apesar de estar elegível para apoio do Ministério da Cultura através da DGARTES não viu a sua candidatura apoiada (assim como estruturas), tem neste momento o desafio de manter os postos de trabalho e não falhar com as famílias que deles dependem. Aguardando por medidas governamentais que possam contribuir para, a preservação desses postos de trabalho e na proteção às pessoas que deles dependem, a Varazim Teatro está desde o início desta situação imprevista e anómala, empenhada em encontrar as melhores formas de salvaguardar as pessoas no imediato e garantir a sua própria existência enquanto estrutura no futuro.

Também tem a Varazim Teatro o desafio de corresponder ao seu público, aos cidadãos que se vêm privados do acesso à fruição cultural: na vertente das artes performativas, museus, bibliotecas... Assim, no sentido de corresponder àqueles que se vêm privados momentaneamente deste seu direito, a Varazim Teatro disponibilizará para assinalar o Dia Mundial do Teatro, seis espetáculos de Teatro:

Quem: A Varazim Teatro

Quando: A partir das 00:00 do dia 27 de Março de 2020 até às 23:59 do dia 29 de Março de 2020

O Quê: 6 espetáculos de Teatro online para 72 horas

Onde: Duas Listas de Reprodução no seu canal do youtube Dia Mundial do Teatro e Dia Mundial do Teatro - Infância onde serão disponibilizadas as seguintes peças de teatro:

Dia Mundial do Teatro
<https://www.youtube.com/playlist?list=PLdhbd_sZwdi-1m7T-YOPFDe3T-oOJVvuK>
Clique neste título para aceder

Contracurva (2008)

Sede (2009)

Fronteiras em Desertos (2015)

Tragédia de Prósfygas I. Prólogo (2016)

Dia Mundial do Teatro - Infância
<https://www.youtube.com/playlist?list=PLdhbd_sZwdi9io2LE48bbIx8pwHfu73am>
Clique neste título para aceder

Se os Tubarões Fossem Homens (2011)

A Fada Oriana (2016)

Porquê: Porque hoje é Dia Mundial do Teatro e não haverá Teatro!

Nestas Listas de reprodução a Varazim Teatro passará também a leitura da Mensagem  do Dia Mundial do Teatro 2020. Este ano a honra de escrever a mensagem foi atribuída  Shahid NADEEM, Paquistão dramaturgo e o diretor do Teatro Ajoka.

No seguimento do acima explicitado e de acordo com o Artigo 78º da nossa constituição "Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural. " Durante 72 horas estes espetáculos da Varazim Teatro poderão ser vistos, ou revistos, em família e a partir de casa.

Este é o Dia Mundial do Teatro possível. Sem estreias e sem encontros, mas com uma ponte entre quem o fez e quem o frui.

A Varazim Teatro estima que todos os nossos sócios, amigos, estimado público e parceiros se encontrem bem e com saúde.

Este fim de semana, mandem-nos notícias vossas, façam-nos companhia vendo em casa os nossos espetáculos, comentem-nos e façam-nos saber como cada umde vós se encontra.


Um abraço, que possamos de algum modo estar juntos neste Dia!

partilhar Facebook
Banner Publicitário