Voz da Póvoa
 
...

Uma Tonelada de Bivalves Confiscada pela GNR na A28

Uma Tonelada de Bivalves Confiscada pela GNR na A28

9 Julho 2020

A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro (DCC) de Matosinhos, informa que durante a madrugada de quarta-feira, dia 8 de julho, apreendeu 1 066 quilos de amêijoa japonesa, na Autoestrada do Norte Litoral (A28) – Póvoa de Varzim.

“Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, os militares da Guarda detetaram um veículo a transportar amêijoa japonesa subdimensionada, isto é, que não possuía o tamanho mínimo legal de quatro centímetros exigido por lei para a apanha desta espécie. A mercadoria apreendida, com o valor estimado de 9 594 euros, teria como destino o mercado espanhol”, pode ler-se no comunicado.

A identidade do homem, de 45 anos, não foi revelada, tendo sido elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima máxima de 37409,88 euros.

A GNR salienta que “a prática da apanha de bivalves sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de bivalves”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário