Voz da Póvoa
 
...

Uma Luz ao Fundo da Calamidade

Uma Luz ao Fundo da Calamidade

16 Abril 2020

Sabemos que começa a ser um cansaço estar o dia inteiro em casa, um lar não é bem isto. Colocamos um pé na rua e é como se violássemos um direito ao ar livre. Dizem-nos que é pela nossa saúde, que anda aí um vírus que não conhece o dono e pode-nos levar deste mundo, como fez com o Sepúlveda.

Manuel Silva viveu outras guerras, daquelas que nos dizem ser pela pátria, mas quando interrogado sobre o Covid-19 responde: “Reconheçamos que começa a ser uma urgência acabar com este Estado de Emergência. A continuar escondidos desta pandemia ainda vamos acabar a morrer da cura”.

Há uma verdade que não podemos menosprezar. As pessoas começaram a perceber, que só sairemos deste isolamento mudando os nossos comportamentos. E isso começa a ser uma realidade, principalmente no comércio local, com as pessoas a resguardarem-se na distância física e no uso de protecção, como máscaras, viseiras e luvas. Creio que o respeito e a educação podem vencer o vírus. A abertura gradual de outros negócios depende de todos nós.

Ainda não é desta que nos libertam da condicional prisão. O prolongamento do medo vai continuar, isto a futurar nas palavras de Marcelo Rebelo de Sousa. O presidente da República propõe ao parlamento a terceira prorrogação do estado de emergência em Portugal, por novo período de quinze dias, ou seja, até 02 de maio, como se pode ler no portal da presidência.

Há no entanto uma luz ao fundo da desgraça e prevê-se, agora, “a possibilidade de futura reactivação gradual, faseada, alternada e diferenciada de serviços, empresas e estabelecimentos".

Ainda segundo o pensamento do chefe de Estado, esta "reactivação gradual" poderá concretizar-se ordenadamente "com eventuais aberturas com horários de funcionamento adaptados, por sectores de atividade, por dimensão da empresa em termos de emprego, da área do estabelecimento comercial ou da sua localização geográfica, com a adequada monitorização".

partilhar Facebook
319/JANELAS_1.jpg
319/JANELAS_2.jpg
Banner Publicitário