Voz da Póvoa
 
...

Um Manual para Ajudar as Famílias e Cuidadores

Um Manual para Ajudar as Famílias e Cuidadores

20 Abril 2020

O Estado de Emergência recomenda o isolamento e o distanciamento social, medidas de afastamento social essenciais que tem o objectivo único de proteger a população, quebrando, com a nossa entrega e cumprimento, a cadeia de transmissão do vírus entre pessoas.

O momento que atravessamos de pandemia por COVID-19, levou a Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil e do Programa Nacional de Prevenção da Violência no Ciclo de Vida, a organizar o Manual para famílias – como lidar com o isolamento em contexto familiar.

O documento foi criado com o objetivo de apoiar as famílias que se encontram em casa em isolamento, consolidando os laços em família e ajuda a gerir momentos de tensão e conflito. As crianças e jovens, pela sua natureza, são vulneráveis às pressões do meio e da própria situação de isolamento a que estão obrigadas. A sua estabilidade, confiança e segurança podem ser afectadas pelo ambiente que as rodeia, onde os laços afectivos, a gestão de exposição a riscos, a comunicação adaptada ao seu desenvolvimento e a prestação de cuidados são factores de protecção cruciais.

Para além deste, há outro documento criado pela PrimeSenior, uma entidade com responsabilidade social, que lhe pode ser útil, o “Manual de Apoio aos Cuidadores”. Este manual pode ser usado por qualquer pessoa que preste ou pretenda prestar cuidados a idosos, permitindo confirmar e registar as tarefas que são realizadas, não só como forma de orientar como também de registar a sua realização.
 
O manual permite também a todos os utilizadores colocar perguntas ou partilhar experiências, que terão as respostas dos gerontólogos(as) que colaboram com a nossa comunidade.

partilhar Facebook
Banner Publicitário