Voz da Póvoa
 
...

Sete Praias da Póvoa de Varzim em Quarentena até Segunda-feira

Sete Praias da Póvoa de Varzim em Quarentena até Segunda-feira

20 Agosto 2020 | 15:00

São sete as praias interditas a banhos na Póvoa de Varzim, alongando-se até à praia Lagoa-II, em Aver-o-Mar. Após a análise da qualidade das águas efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente, ter revelado valores microbiológicos acima dos parâmetros de referência.
 
Esta situação torna a água imprópria para banhos, o que obrigou o Capitão do Porto da Póvoa de Varzim ordenar o hastear da bandeira vermelha, pelas 14 horas, de quarta-feira, assinalando a interdição de banhos nas praias da Salgueira, praia Azul, praia Verde, praia dos Beijinhos, praia da Lada, praia da Lagoa-II e praia do Hotel, revelou em comunicado a Autoridade Marítima Nacional.

A Agência Portuguesa do Ambiente voltou a fazer recolhas de água para análise, mas só na segunda-feira deverá ser revelado os resultados. Caso as contra-análises mostrem valores dentro dos parâmetros normais, a interdição será levantada. Até lá, as praias assinaladas ficam interditas a banhos.A Câmara da Póvoa em resposta, infoma que:

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, em resposta, informa que:

Embora pertença à APA, enquanto instituto público sob tutela do Ministério do Ambiente, a missão de verificar os níveis de qualidade e de proteção do ambiente, o Município da Póvoa de Varzim assumiu sempre uma postura de sério compromisso com a garantia da qualidade das águas de todo o concelho.

Por essa razão, a autarquia tem assumido, a expensas próprias, a realização de amostragens complementares por laboratório acreditado, durante toda a época balnear, nos mesmos pontos de amostragem definidos pela APA. Os resultados obtidos nas amostragens realizadas pelo Município, no dia 17 de Agosto, traduzem um incremento nos parâmetros microbiológicos nas mesmas praias, no entanto, com valores que se enquadram, ainda, nos critérios de excelência definidos pela Bandeira Azul, tal como se pode verificar na consulta aos boletins laboratoriais.

Tomando em atenção as condições climáticas sentidas no período de amostragem, tais como a elevada precipitação contínua e a alteração das correntes dominantes, consideram os técnicos que estas possam ter contribuído para os resultados obtidos em toda a costa. Contudo, o Município da Póvoa de Varzim não pode deixar de expressar a sua surpresa pela focalização do problema unicamente no nosso concelho, uma vez que a situação é transversal às restantes praias da costa norte tal como pode ser facilmente constatado através dos dados disponíveis na aplicação INFO PRAIA.

O Município da Póvoa de Varzim continuará a acompanhar de perto a situação, permanecendo em contacto direto com a APA de forma a esclarecer se a situação se tratou de um evento pontual, entretanto ultrapassado, ou se carece de maior acompanhamento. Para o efeito foram já agendadas, para o dia de hoje, a realização pela APA de amostragens suplementares. Assim que estiverem disponíveis os resultados das novas amostragens na praia da Salgueira, na praia Azul, na praia Verde, na praia dos Beijinhos, na praia da Lada, na praia da Lagoa-II e na praia do Hotel, a autarquia informará prontamente todos os poveiro.

partilhar Facebook
441/IMG_7460.JPG
14/Praia_2.JPG
441/IMG_7426.JPG
441/IMG_7462.JPG
Banner Publicitário