Voz da Póvoa
 
...

Semana Europeia da Prevenção para Mudar Hábitos

Semana Europeia da Prevenção para Mudar Hábitos

9 Setembro 2020

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) agendou como tema central a quantidade de resíduos produzidos no fabrico dos mais diversos objectos do nosso quotidiano: Lixo Invisível.

Este ano, o EWWR entre os dias 21 e 29 de Setembro desafia os participantes a informarem-se e a aumentar a consciencialização sobre a enorme quantidade de resíduos que todos nós geramos de forma inconsciente. A ideia passa por tornar o desperdício visível para tomar decisões informadas ao escolher que produto comprar e assumir a responsabilidade pela nossa pegada. Produtores, consumidores, decisores, todos nós podemos agir para reduzir o lixo invisível. Temos ainda a capacidade de prolongar a vida útil dos produtos reutilizando e reparando, comprar em segunda mão, alugar e compartilhar produtos em vez de possuí-los, obter um rótulo ecológico e aderir aos esquemas de responsabilidade do produtor... A lista é longa!

Saiba que em 2019, na área de influência da Lipor foram registadas 185 ações, dinamizadas durante toda a Semana nos vários municípios da Lipor e abrangendo diferentes públicos-alvo. Se registar as suas acções pode ajudar a superar estes valores em 2020!

Diversas Entidades participaram nesta edição, entre elas a ANA Aeroportos; os Municípios Associados da LIPOR; Juntas de Freguesia; Escolas; Cidadãos individuais; Associações; Hospitais; Hard Rock Porto, entre outras.

As inscrições e o registo de acções iniciaram a 1 de setembro e estarão abertas até 03 de novembro de 2020. Para o ajudar a submeter as suas ações, a LIPOR vai dinamizar a 24 de Setembro o Programa de Formação para a EWWR 2020, que se destina a quem pretende participar na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos através da dinamização de uma ou várias ações de prevenção. A iniciativa decorrerá a 24 de Setembro e será no formato on-line.

Para mais informações sobre a EWWR 2020 e para inscrever as suas ações, consulte: https://ewwr.eu/take-part/#how-to-participate.

Consulte o Programa:
 https://www.lipor.pt/fotos/editor2/PORTAL_2020/MEDIA/NOTICIAS/Programa_divulgacao_ewwr_29set.pdf e inscreva-se já!

Mais informações em https://www.lipor.pt/pt/noticias/detalhes.php?id=106967

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário