Voz da Póvoa
 
...

Recordada Conquista do Maior Arroz de Sardinha do Mundo

Recordada Conquista do Maior Arroz de Sardinha do Mundo

7 Julho 2020

Há datas que é sempre bom recordar e se possível festejar. No caso até saborear, já que se trata de arroz de sardinha. Foi precisamente há um ano, a 6 de Julho de 2019, que a Confraria dos Sabores Poveiros promoveu o maior arroz de sardinha do mundo, confeccionado e servido na Póvoa de Varzim, com o objectivo, conseguido, de ingressar no Guiness World Records.

Um trabalho de equipa juntou na Praça do Almada a vontade e com 450 quilos de sardinha, 120 de arroz, sal, cebola, alho, pimento, tomate, especiarias, uma panela com 567 quilos e dois metros de diâmetro renderam 1027 quilos de arroz, servidos a  mais de duas mil pessoas que se deslocaram e acompanharam de perto o inédito evento. A esperança passou a certeza, quando o mais famoso livro de recordes confirmou o feito e garantiu o registo para a Póvoa de Varzim e um dos seus pratos tradicionais.

Porque uma efeméride desta natureza não pode ficar na gaveta do esquecimento, Um ano depois, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, reuniu-se com a Confraria dos Sabores Poveiros, na Escola dos Serviços, em jeito de homenagem aos militares que foram essenciais na conquista do maior arroz de sardinhas do mundo.

O momento foi enaltecido pela presidente da Confraria dos Sabores Poveiros, Lucinda Amorim, que reforça a vontade de “este prato, outrora típico da Póvoa de Varzim, volte, passada a pandemia, à ementa dos restaurantes da cidade”.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário