Voz da Póvoa
 
...

Portugal e Espanha Mantém Controlo de Pessoas nas Fronteira até Final de Junho

Portugal e Espanha Mantém Controlo de Pessoas nas Fronteira até Final de Junho

12 Junho 2020

     O Ministério da Administração Interna em comunicado informa que o Controlo de pessoas nas fronteiras entre Portugal e Espanha vão manter-se até fina do mês de Junho, no Âmbito das medidas de combate à pandemia COVID-19. A decisão foi concertada entre os dois países e resulta da avaliação epidemiológica na União Europeia, atendendo igualmente às medidas propostas pela Comissão Europeia.

      Relembramos que aos Pontos de Passagem Autorizados (PPA) já¡ previstos anteriormente, Portugal e Espanha acordaram a abertura de mais quatro, nos dias úteis, entre as 7h00 e as 21h00:

      - Melgaço, Lugar do Peso, km 19,800, EN 202;

      - Monção, Avenida da Galiza, km 15,300, EN 101;

      - Miranda do Douro, km 86,990, EN 218;

      - Vila Nova de Cerveira, km 104,500, EN 13.

      Estes quatro novos Pontos de Passagem Autorizados juntam-se a Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Castro Marim, que funcionam em permanência.

      Para além destes PPA, já tinham sido autorizados recentemente os PPA de Mourão (que funciona nos dias úteis, das 07h00 Ã s 09h00 e das 18h00 horas às 20h00), de Rio de Onor (às quartas-feiras e aos sábados, das 10h00 Ã s 12h00), de Tourém (às segundas-feiras e às quintas-feiras, das 6h00 às 8h00 e das 17h00 às 19h00) e de Barrancos (â s segundas-feiras e às quintas-feiras, das 6h00 às 8h00 e das 17h00 às 19h00).

      O acordo mantém suspensos todos os voos com origem ou destino para Espanha, com excepção das aeronaves do Estado, das Forças Armadas, das que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, bem como voos para transporte de carga e correio, voos de caracter humanitário ou de emergência médica. Passa a ser autorizada a entrada de passageiros oriundos de países europeus não pertencentes ao Espaço Schengen, exceto quando em trânsito para outros países onde não têm liberdade de circulação .

      Mantém-se igualmente suspensa a circulação ferroviária, exceto para o transporte de mercadorias, e o transporte fluvial entre os dois países. Passa, no entanto, a ser possível a atracagem de embarcações de recreio e o desembarque de pessoas.

      Mantém-se também proibida a circulação rodoviária, independentemente do tipo de veículo, com as seguintes excepções:

      - Direito de entrada dos cidadãos nacionais e dos titulares de autorização de residência nos respetivos países;

      - Circulação do pessoal diplomático, das Forças Armadas, das Forças e Serviços de Segurança, profissionais de saúde e socorro, do pessoal afeto ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais;

      - Circulação para efeitos de reunião familiar;

      - Acesso a unidades de saúde, nos termos de acordos bilaterais relativos à prestação de cuidados de saúde;

      - Direito de saída dos cidadãos residentes noutro país;

      - Direito de entrada e de saída do território nacional dos trabalhadores sazonais com relação laboral comprovada documentalmente.

      Tal como nos períodos anteriores em que foi reposto o controlo da fronteira interna, esta decisão de prorrogação é reavaliada a cada 10 dias.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário