Voz da Póvoa
 
...

Portagens na A28 Vão Ter Descontos

Portagens na A28 Vão Ter Descontos

24 Janeiro 2020

O modelo de desconto das portagens, que é aplicado nos territórios do interior do país, vai ser aplicado nas autoestradas A28, que liga Porto a Caminha e A22, Via do Infante, no Algarve, anunciou hoje a ministra da Coesão Territorial.

Ana Abrunhosa, na intervenção final da audição parlamentar sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), que decorreu ao longo de cinco horas, na Assembleia da República, referiu que “a ideia é trabalharmos num modelo de desconto de portagens para o interior e, também, para a Via do Infante A22 e para a A28”.

Ainda de acordo com a responsável pela pasta da Coesão Territorial, o trabalho para a implementação de descontos nas portagens das autoestradas e vias rápidas “está avançado”, prevendo-se a apresentação de uma portaria “em breve”.

Não se trata de abolição de portagens mas a sua redução, através de um modelo de descontos de portagens, reforçou a ministra, explicando que “a proposta se encontra em estudo, através de um grupo de trabalho constituído por membros dos ministérios da Coesão Territorial, das Infraestruturas e da Habitação e das Finanças, que está a trabalhar nas prioridades e em vários cenários para a redução gradual das portagens”.

Esta era uma promessa do Governo e por isso Ana Abrunhosa assegurou que o grupo de trabalho responsável pela medida está a dar a “máxima das prioridades a este assunto e a trabalhar num modelo de desconto de portagens baseado em descontos de quantidade e descontos nos dias de descanso”.

Para a ministra da Coesão Territorial “o Governo pretende dar um sinal político para estes territórios, que se sinta no bolso das pessoas”. No entanto Ana Abrunhosa esclareceu que não se comprometia com datas nem com percentagens nos descontos porque esse assunto seria tratado e anunciado em conjunto pelo grupo trabalho”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário