Voz da Póvoa
 
...

Intensificação de Operações de patrulhamento – COVID-19

Intensificação de Operações de patrulhamento – COVID-19

3 Abril 2020

Em comunicado a Guarda Nacional Republicana e a Polícia de Segurança Pública irão realizar, a partir desta sexta-feira, e até ao próximo dia 8 de Abril, quarta-feira, operações de intensificação do patrulhamento, ações de sensibilização e fiscalização, em todo o Território Nacional, em estreita articulação, cooperação e colaboração, com o objetivo de apoiar a população e garantir o cumprimento das normas do Estado de Emergência.

Esta manhã as duas forças de segurança deram uma conferência de imprensa conjunta. “Em tempos difíceis como os que estamos a viver importa que saibamos estar juntos”, destacou o porta-voz da GNR.

Do lado da PSP, o porta-voz indica que, durante este período, as forças de segurança irão trabalhar em conjunto e em plena cooperação. “Haverá troca de informação, operações conjuntas e estaremos juntos em diversos momentos e locais, inclusivamente nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores”, adiantou.

Quanto ao prolongamento do decreto do Estado de Emergência, que entrou em vigor esta sexta-feira, a única diferença significativa diz respeito ao período da Páscoa. O Governo aprovou uma medida que determina que, durante cinco dias, entre a meia-noite de 9 de Abril e a meia-noite de 13 de Abril, as pessoas não possam fazer deslocações para fora do concelho da sua residência.

Mesmo que a família viva no mesmo concelho, nesta renovação do Estado de Emergência continua a aplicar-se o dever de recolhimento domiciliário. Ou seja, os cidadãos devem evitar sair além do necessário: ir às compras de alimentos, à farmácia ou, se for caso disso, trabalhar (desde que se faça acompanhar por uma declaração da entidade patronal).

As forças de segurança irão estar particularmente atentas às aglomerações que, segundo o diploma, não podem exceder um máximo de cinco pessoas, uma vez que podem potenciar situações de contágio na via pública.

Quanto à operação «Recolhimento Geral» da GNR, que teve inicio ao meio-dia, o porta-voz explicou que irá ser feita “uma fiscalização mais apertada nas vias rodoviárias principais do país. Vamos envolver todo o efectivo territorial, com reforço das unidades de reserva e neste período vamos estar no terreno a verificar se todo o cidadão está a cumprir com tudo o que está previsto na lei”.

Será ainda exercido “um esforço principal nas vias principais, mas isto não significa que não estejamos nas outras», vincou, sublinhando que irá existir «um grande empenhamento para que seja possível ter a certeza que as regras estão a ser cumpridas”.

O porta-voz da PSP reafirmou que aquela força de segurança privilegiará “a verificação dos grandes centros urbanos, de aglomerações de pessoas, do cumprimento das medidas de confinamento e protecção especial e também de isolamento social em termos domiciliários”.

A PSP não esqueceu de salientar que irá ter atenção especial às situações de violência doméstica. “Estamos a desenvolver um esforço particular junto das situações que foram identificadas como sendo de maior risco. Faremos uma monitorização específica para garantir que não há agravamento de situações de risco”, assegurou.

O rigor nas operações foi assumido pelas duas forças de segurança que apelaram aos portugueses: “Sejam responsáveis. Fiquem em casa”.

 

partilhar Facebook
307/PSP_e_GNR.jpg
307/PSP_e_e_GNR.jpg
Banner Publicitário