Voz da Póvoa
 
...

Grande Colégio da Póvoa Assume o Desafio do Ensino à Distância

Grande Colégio da Póvoa Assume o Desafio do Ensino à Distância

30 Março 2020

Não é tempo para deixar passar o tempo. Por isso mesmo o Grande Colégio da Póvoa de Varzim, tomou a iniciativa de mudar a escola uns tempos para casa.
 
Num ano letivo com "contornos diferentes do habitual" o Grande Colégio termina a atividade lectiva do 2º período “num verdadeiro trabalho em rede em salas de aula provisórias, conseguindo manter as relações afetivas (porque só os recursos e as ferramentas são virtuais), garantindo a transmissão de conhecimento e superando desafios”, informa o seu director Rui Maia.

Assumindo a necessidade de dar continuidade ao ensino usando as tecnologias “para as boas práticas neste formato digital docentes e alunos interagiram entre si a partir da plataforma de aprendizagem DING TALK e com o sistema de videoconferências ZOOM e outras ferramentas tecnológicas intermediadas pelos encarregados de educação”.

Para Rui Maia “nestes primeiros dias de escola à distância, pais e docentes enfrentaram dificuldades num período de adaptação, mas juntos conseguimos dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem. O docente iniciou sempre a aula com uma videochamada para a apresentação do plano diário e esclarecimentos para a execução da atividade, podendo recorrer sempre a diferentes modalidades educativas: em aulas expositivas (onde o docente expõe a matéria com a participação dos alunos em tempo real); aulas orientadas (utilização de manuais escolares online para acompanhamento de trabalhos em grande grupo ou ainda aulas de trabalho independente (o docente após esclarecimento de atividade, determina um tempo para a sua realização e entrega do trabalho)”.

E esclarece ainda que “toda a nossa equipa assumiu a atitude de fazer frente a um destino imposto e dedicou horas (e foram muitas.) a delinear formas renovadas de chegar aos nossos alunos com criatividade e proatividade”.

Neste período que também coincide com as férias de Páscoa foi colocado em marcha um programa com atividades à distância. “Uma aventura na Clicklândia foi criada a partir de uma sala virtual para os alunos (internos e externos) conhecerem outras experiências nas áreas de desporto, música, dança, informática, inglês e ainda muitos outros jogos educativos”, revela Rui Maia.

E acrescenta: “Face às circunstâncias atuais (que se manterão por mais algum tempo) continuamos a desenhar planos de trabalho adequados para que no 3º período os nossos alunos continuem a aprender neste contexto de escola à distância”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário