Voz da Póvoa
 
...

Escritor Infectado com Coronavirus leva Grupo de Trabalho a Fazer Comunicado

Escritor Infectado com Coronavirus leva Grupo de Trabalho a Fazer Comunicado

1 Março 2020

A organização do Correntes d’Escritas foi apanhada de surpresa com a notícia de que o escritor Luís Sepúlveda, que passou pelo evento literário, entre os dias 18 e 23 de Fevereiro, organizado na Póvoa de Varzim contraiu o Coronaviros. Sem hesitações foi criado um grupo de trabalho pela autarquia para acompanhar a situação.

O Grupo de Trabalho decidiu no imediato e em colaboração com a Direção Geral de Saúde tomar as seguintes medidas preventivas:

1 – Todos os funcionários e colaboradores que contactaram diretamente, num espaço de 1 a 2 metros, com o autor, devem ficar em casa, evitar contactos sociais e seguir os procedimentos da Direção Geral de Saúde, nomeadamente registar a temperatura duas vezes por dia. Em caso de dúvidas ou sintomas devem contactar de imediato o SNS 24 – 808 24 24 24;
 
2 – Todos os restantes funcionários/colaboradores afetos ao evento mas que não tiveram um contacto mais direto, 1 a 2 metros, com o autor, devem seguir uma auto vigilância  do seu estado de saúde;

3 – Foram contactadas todas as entidades que estiveram diretamente ligados ao evento de forma serem transmitidas as medidas necessárias.

Recordamos que num comunicado enviado às redacções pela Direção-Geral de Saúde (DGS), o órgão de saúde pública pede a toda a gente que tenha tido contacto próximo com Luís Sepúlveda que ligue para a linha SNS24. O escritor chileno esteve no festival Correntes D' Escritas, na Póvoa de Varzim, e foi-lhe diagnosticado o novo coronavírus.

Na nota a DGS "solicita que todas pessoas que podem ser definidas como contacto próximo do escritor Luís Sepúlveda e sua mulher" liguem "para a linha SNS24 – 808 24 24 24, e sigam as indicações providenciadas".

A DGS considera "contacto próximo" como sendo quem tenha estado "em contacto em proximidade (menos de um metro) ou em ambiente fechado" com Luís Sepúlveda, que tenha "viajado em conjunto no mesmo carro" com ele, que lhe tenha "prestado cuidados de saúde" ou que seja coabitante com o escritor.

E a DGS conclui que "caso a situação de ‘contacto próximo’ seja confirmada pelos profissionais da linha SNS24, as pessoas em causa não necessitam de se dirigir aos serviços de saúde, permanecendo calmas em casa, e aguardar o contacto da Autoridade de Saúde que estabelecerá as condições de vigilância".

Convém lembrar que existem milhares de pessoas infectadas com o Coronavirus, que teve origem na China, mas já chegou a dezenas de países. É um vírus da família das gripes, que já fez centenas de vítimas, mas alguns milhares de pessoas que contraíram o coronavírus tiveram alta e voltaram à normalidade das suas vidas.

partilhar Facebook
Banner Publicitário