Voz da Póvoa
 
...

Direção-Geral da Saúde Alarga o Uso de Mascara Cirúrgica a Outros Profissionais

Direção-Geral da Saúde Alarga o Uso de Mascara Cirúrgica a Outros Profissionais

3 Abril 2020

Os equipamentos de Proteção Individual para Não Profissionais de saúde foram aconselhados pela Direcção-Geral da Saúde, numa normativa publicada esta sexta-feira. A máscara cirúrgica é aconselhada fora das instituições de saúde, para quem contacte diretamente com doentes suspeitos ou confirmados de covid-19, mas também a profissionais ou pessoas que lidam com material utilizado pelos doentes. Neste grupo estão os bombeiros, serviços de limpeza e lavandaria, profissionais ou voluntários de lares ou pessoas institucionalizadas, apoio aos sem-abrigo e funcionários de morgues ou cemitérios.

A DGS recomenda ainda outras profissões como os guardas prisionais, forças de segurança, profissionais de alfândegas, aeroportos e portos e manutenção de ar condicionado; distribuição de bens essenciais ao domicílio; profissionais de limpeza de ruas e recolha de resíduos urbanos e trabalhadores no atendimento ao público, quando não seja possível a instalação de barreira física.
 
Para além desta recomendação a DGS acrescenta que, durante a pandemia, a utilização de máscara cirúrgica “está recomendada” a pessoas com “sintomas de infeção respiratória”, a “todas as pessoas no interior de instituições de saúde” e a “doentes imunossuprimidos nas deslocações esporádicas fora do domicílio”, mas “aconselha” a máscara em várias outras situações.

Se é o seu caso não esqueça que a DGS destaca os “profissionais que acompanhem os doentes no domicílio”, os que “prestem cuidados ou assistência em unidades específicas, nas quais possam contactar diretamente com doentes suspeitos ou confirmados ou com material utilizado por esses doentes”, bem como “cuidadores informais de doentes suspeitos ou confirmados que estão a prestar cuidados no domicílio” e “profissionais que acompanham os doentes em isolamento ou quarentena”.

partilhar Facebook
295/MASCAR.jpg
295/Mascaras.jpg
Banner Publicitário