Voz da Póvoa
 
...

Dia Internacional dos Museus com Visitas Virtuais

Dia Internacional dos Museus com Visitas Virtuais

18 Maio 2020

O mundo fechou-se em casa para reencaminhar na memória uma nova normalidade. Os dias elegeram-se em datas festivas. Hoje mesmo deveríamos estar a visitar um museu em dia internacional.
 
A actual conjuntura de Estado de Calamidade Pública obrigou a medidas de protecção e responsabilidade social das instituições museológicas. As portas, num primeiro momento, fecharam-se para abrirem virtualmente em visita.
 
Para celebrar o Dia Internacional dos Museus é por essa porta que deve entrar no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. se o fizer, ficará com vontade de, na primeira oportunidade, visitar com o próprio olhar as memórias de um passado que nos pertence, um acervo único e cuidadosamente acarinhado.

Porque é de história que se trata, saiba que o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de Maio, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), um contributo para a reflexão sobre o papel dos Museus. Este ano com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, foi lançado o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Uma reflexão que se pede a cada humano ser no sentido de perceber a diversidade étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas.

Quando pela cabeça não nos passa que um museu possa ter esse papel social, nada melhor que saber interpretá-los, porque a diversidade das suas exposições, quer permanentes, quer temporárias promovem o conhecimento e a inclusão pela partilha de experiências que abraçam todas as pessoas, sem excepção.

partilhar Facebook
311/Museu-Póvoa-RS9_1572_.jpg
311/Museu-Póvoa-RS9_1567_.jpg
311/Museu-Póvoa-RS9_1563_.jpg
Banner Publicitário