Voz da Póvoa
 
...

Dia da Europa Assinalado Pelo Presidente da Autarquia Poveira

Dia da Europa Assinalado Pelo Presidente da Autarquia Poveira

9 Maio 2020

Os valores de uma Europa Comunitária assentes na Liberdade, Igualdade, Estado de Direito, Democracia, Direitos Humanos e Dignidade da Pessoa Humana, necessitam ser reforçados, agora mais que nunca, pelo impacto generalizado do surto do coronavírus.
 
Dando razão ao momento que vivemos, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, enquanto membro efectivo do Comité das Regiões Europeu, associou a sua voz à de outros autarcas e autoridades locais dos 27 Estados-Membros da UE, com igual representação junto dessa instância europeia, para assinalar o Dia da Europa.

Esta data carregada de simbolismo relembra a histórica ‘Declaração Schuman’, proferida, em 1950, pelo então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês. Nos 70 passados, a comunidade europeia venceu muitos desafios, entre os quais a liberdade de circulação de pessoas e mercadorias sem fronteiras internas, mas também viveu muitas transformações sem no entanto nunca perder de vista a promoção constante da paz e o bem-estar de todos os cidadãos europeus, o seu maior desafio. A União Europeia é um projeto europeu em permanente atualização e até mutação, que precisa de todos os seus cidadãos para continuar a promover um desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental, a inclusão social, o pleno emprego, a coesão económica e o respeito pela diversidade cultural e linguística em todos os 27 Estados-Membros, esta última razão a precisar de uma união na reflexão.

Este ano, devido ao surto que provocou uma pandemia, as comemorações por todas as cidades, do espaço comunitário europeu, serão atípicas, porque não serão possíveis as habituais visitas às instituições europeias, nem a participação das pessoas nos habituais em concertos, eventos ou debates destinados a comemorar os valores comunitários, mas também melhorar nos cidadãos o conhecimento e o papel da UE.
 
Tal como tem acontecido em todos os eventos que a situação de saúde publica obrigou ao cancelamento, desta vez, celebre a solidariedade europeia em casa com esta recordação das comemorações realizadas pelo Comité das Regiões Europeu no ano passado, em Bruxelas.

Veja aqui:
(https://www.flickr.com/photos/cor-photos/albums/72157708435729054)

Pode também ver a mensagem em vídeo gravada pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e difundida por vários fóruns europeus, aqui:

https://www.cm-pvarzim.pt/noticias/presidente-da-camara-municipal-da-povoa-de-varzim-assinala-o-dia-da-europa/

partilhar Facebook
Banner Publicitário