Voz da Póvoa
 
...

Coro Capela Marta Festeja Anos Em Silêncio

Coro Capela Marta Festeja Anos Em Silêncio

19 Março 2020

O decano dos coros poveiros, Capela Marta, escolheu o dia do pai para nascer e por isso celebra hoje 69 anos de vida cultural. Para ser mais exactos foi a 19 de Março de 1951, que o coro vestiu a pele de Capela Marta para encantar pela primeira vez, pela batuta do seu fundador António José Gomes Júnior, popularmente conhecido por  “Antoninho Marta”. Mais tarde, a 9 de Maio de 1986 foi criada e legalizada a Associação Cultural Capela Marta.

A direcção presidida por João Magalhães tinha agendado comemorar a efeméride com várias iniciativas, que culminavam com um concerto, mas o momento é atravessado por uma silenciosa pandemia e a prevenção do coronavírus obrigou a suspender todas as actividades.
 
No dia 14 de Março foram eleitos os corpos sociais, onde a continuidade de João Magalhães à frente dos destinos da associação foi confirmada, ficou também decidido remarcar a Gala para 6 de junho, que até indicação em contrário contínua de pé. Os desenvolvimentos o dirão.  Na mesma Assembleia Geral foi aprovado o prolongamento do mandato de dois para quatro anos e o exercício contabilístico do ano 2019.

O coro Capela Marta é constituído exclusivamente por vozes masculinas e dirigido pelo maestro Tiago Pereira, desde 2012. Entre as vozes, desde a sua fundação, encontra-se Tomás Ribeiro Pontes, que também foi seu presidente mais de duas décadas.
 
Na viagem pelos palcos apresenta um vasto reportório sacro e profano e promove desde 2013, os Encontros de Música Coral da Póvoa de Varzim.

O coro Capela Marta é hoje um dos principais embaixadores culturais da Póvoa de Varzim, tendo participado em imensos concertos no País e na vizinha Espanha.

partilhar Facebook
Banner Publicitário