Voz da Póvoa
 
...

Comunicado do Presidente da Câmara Sobre as Festas de São Pedro

Comunicado do Presidente da Câmara Sobre as Festas de São Pedro

19 Junho 2020

Caros Poveiros,

Aproxima-se uma data de grande importância para a Póvoa de Varzim e para a região, a qual, para além de nos unir enquanto comunidade de nobres raízes piscatórias, marca a nossa identidade única e inconfundível enquanto poveiros. Identidade essa, desde há muito tempo, reconhecida pelo resto do País e que, por esta altura, acaba por atrair curiosos e visitantes que procuram os bairros da Póvoa de Varzim para connosco celebrar o São Pedro.

Contudo, e como é do conhecimento de todos, a pandemia COVID-19 veio obrigar-nos a parar e a alterar drasticamente os nossos comportamentos individuais em prol de interesses coletivos e de um bem maior: a preservação da saúde de todos nós.

A 18 de Março, altura em que ainda estávamos longe de antever, à distância, se seria possível ou não a realização de grandes eventos públicos, dava nota pública da necessidade de sermos cautelosos quanto à preparação de celebrações como Os Dias no Parque, o Póvoa ao Ar Livre, o Dia da Cidade e o São Pedro. Hoje, a mensagem de força e de prudência que nesse mesmo dia comuniquei a todos os poveiros – “o que importa são as pessoas, tudo o resto é secundário” – mantém-se.

Os poveiros têm assumido uma postura exemplar, não só desde o momento em que anunciámos as primeiras medidas restritivas, como também após o levantamento posterior de algumas delas. E, felizmente, o vosso admirável exemplo de civismo tem-se refletido no número de casos no concelho. O que se pretende é dar continuidade a esta evolução gradual, que tanta esperança traz para a nossa comunidade, a qual só tem sido possível graças ao esforço e sentido de responsabilidade de todos os poveiros. Para isso, temos que dar o nosso melhor para evitar que a tentação dos habituais festejos de rua por ocasião do São Pedro não comprometa os resultados tão positivos que temos vindo a alcançar.

Posto isto, relembro a necessidade de se fazer cumprir o disposto na lei, mais precisamente na Resolução do Conselho de Ministros n.º 43-B/2020 de 12 de junho que prorroga o Estado de Calamidade e que prevê a limitação e condicionamento de acesso, circulação ou permanência na via pública e em espaços frequentados pelo público, bem como a dispersão das concentrações superior a 20 pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar. Este diploma legal estipula ainda que não podem ser realizados desfiles, festas populares nem outro tipo de manifestações de qualquer natureza.

É com base neste enquadramento legal que incentivo uma celebração da noitada de São Pedro com consciência e criatividade, a qual pode ser materializada através da ornamentação bairrista e decoração livre, de iniciativa particular e caráter voluntário, das fachadas das vossas casas.

E é igualmente assente na preocupação de garantir que o concelho da Póvoa de Varzim continua protegido e em segurança que, durante os dias 27, 28 e 29 de junho, será amplamente reforçada a fiscalização do cumprimento das normas em todo o concelho.

Assim, em reunião do Conselho Municipal da Segurança de 18 de junho foram aprovadas por unanimidade as seguintes medidas, as quais os poveiros devem cumprir e fazer cumprir, enquanto honrosos agentes de saúde pública, das 19:00h do dia 27 de junho às 10:00h do dia 29 de junho:

  • Determinação do encerramento efetivo, sem permanência de clientes no seu interior, de estabelecimentos de venda de bebidas para o exterior (cafés, pastelarias, padarias, lojas de conveniência, quiosques e outros estabelecimentos de atividade comercial similar) a partir das 19:00h;

  • Determinação do encerramento efetivo das esplanadas dos estabelecimentos de restauração e de bebidas a partir das 23:00h;

  • Não realização, na via pública, de concertos, demonstrações de momentos musicais (designadamente, atuações de dj) ou de dança, e de espetáculos de pirotecnia ou fogo-de-artifício;

  • Não realização, na via pública, de festas, reuniões de amigos, jantares-convívio e celebrações semelhantes às dos arraiais;

  • Não colocação, na via pública, de sistemas de som, de mesas, cadeiras e equipamentos de exposição e confeção de alimentos, nomeadamente grelhadores, assadores e fogareiros;

  • Não realização de fogueiras e não colocação de tronos ou iluminação nos bairros;

  • Não realização da atividade de venda ambulante;

  • Reforço individual das medidas de contenção e higiene, designadamente através do uso preferencial de máscara na via pública, do cumprimento da etiqueta respiratória e do distanciamento físico.

Por fim, e no sentido de evitar potenciais aglomerações de pessoas e, consequentemente, um maior risco de propagação da doença, determino:

  • Não acesso e não permanência de pessoas nas praias de todo o concelho, das 20:00h do dia 27 de junho às 08:00h do dia 28 de junho e das 20:00h do dia 28 de junho às 08:00h do dia 29 de junho.

 

Póvoa de Varzim, 19 de junho de 2020

 

Aires Pereira

Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

 

partilhar Facebook
401/IMG_6810.jpg
401/IMG_6806.jpg
401/IMG_6807.jpg
Banner Publicitário