Voz da Póvoa
 
...

Aprovadas em Reunião de Câmara Importantes Obras para o Futuro

Aprovadas em Reunião de Câmara Importantes Obras para o Futuro

22 Julho 2020

A reunião do executivo, de terça-feira, 21 de Julho, foi farta em adjudicações de obras. A Câmara aprovou a reconversão da antiga Praça de Touros na Arena da Póvoa de Varzim, “uma obra que foi adjudicada por 8,7 milhões de euros e que tem um prazo de execução de 24 meses”, revelou Aires Pereira, que está convicto que a obra poderá arrancar em Setembro depois do Visto do Tribunal de Contas.
 
O presidente da Câmara acrescentou que foram aprovados outros investimentos: “Adjudicamos também o fecho da Via B, (Circular Urbana da Cidade – Troço Norte) o prolongamento e o atravessamento do parque da cidade, uma obra com um prazo de execução de 12 meses e com um valor de adjudicação de 2,5 milhões de euros. Um investimento que vai melhorar consideravelmente as acessibilidades”.

A reunião serviu ainda para aprovar a avaliação do júri das propostas apresentadas no “Concurso de Ideias que o Município promoveu em conjunto com a Ordem dos Arquitetos, para um qual tivemos mais de 20 propostas. A Câmara escolheu a solução que nos parece a mais adequada e aquela que melhor se insere dentro dos objectivos que temos para aquele espaço. Vamos agora desenvolver o projecto e concluída esta fase lançar os procedimentos com vista ao lançamento do concurso para a execução desta importantíssima obra para oferta de habitação a custo controlado, que tem o objectivo de fixar jovens no concelho”. A construção dos apartamentos e de um pavilhão, para servir a Escola e a Comunidade poderá arrancar em 2021.

Nesta sessão, o executivo camarário aprovou um protocolo com o Instituto Maria da Paz Varzim, para a transferência das instalações da Praça do Almada para a antiga Escola de Nova Cintra. “A Câmara vai realizar um conjunto de melhorias no espaço para permitir a instalação do Instituto Maria da Paz Varzim e resolver em definitivo problemas quanto à acessibilidade e à limitação de antigo espaço dado as circunstâncias especiais que vivemos. As novas instalações na Escola de Nova Cintra terão maior capacidade para receber crianças”. Ao lado da velha escola vai ser construído um centro ocupacional.

Segundo o presidente da Câmara a obra poderá ficar concluída em Setembro, altura em que as crianças poderão fazer a mudança em definitivo para as novas instalações, que vão permitir também aumentar a capacidade de oferta.

Foram aprovados também protocolos com duas associações motards do concelho, designadamente o Clube Viking Souls e os Lobos-do-mar, que ocupavam as instalações na Central de Camionagem, que por força das obras tiveram que sair.

Para ocupação de novas instalações para as respetivas sedes a autarquia “vai pagar a renda mensal aos Lobos-do-mar e aos Viking Souls, que estão a construir uma nova sede num terreno que adquiriram em Navais, vamos dar um apoio de cinco mil euros, para poderem ter instalações definitivas nesse espaço”.

A Câmara Municipal aprovou ainda o Plano de Educação Ambiental que, “irá ser implementado nas escolas e IPSS do concelho, sendo um plano de divulgação para aquilo que são as questões ambientais mais prementes nesta altura, como as alterações climáticas, os resíduos e a energia sustentável. Foi também aprovada uma alteração aos Regulamentos Gerais das Hortas no Parque da Cidade. Uma forma de garantir a devida proteção de dados e assegurar uma utilização ordeira de terrenos” explicou Aires Pereira.

Foi também aprovada uma revisão por força da integração do saldo de gerência e um Contrato-Programa com a Varzim Lazer para fazer face à situação epidemiológica que levou ao encerramento que levou a empresa a não conseguir prestar os serviços às associações e público em geral. Foi um contrato no valor de 650 mil euros para vigorar até ao final do ano, de forma a permitir manter os postos de trabalho e esperar que a Varzim Lazer possa em Setembro entrar novamente em funcionamento”. Este valor poderá não ser gasto se a actividade da empresa começar a recuperar.

Aires Pereira revelou também que no início de Agosto vai ser lançado os procedimentos para “a substituição das coberturas de fibrocimento em todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Póvoa de Varzim, exceptuando as duas escolas da responsabilidade do Ministério da Educação – Cego do Maio e parte da Escola de Rates. A outra parte já foi substituída”.

 

 

partilhar Facebook
447/IMG_7643.jpg
447/IMG_7620.jpg
447/IMG_7597.jpg
447/IMG_7631.jpg
Banner Publicitário