Voz da Póvoa
 
...

Apreensão de Tabaco de Contrabando em Vila do Conde

Apreensão de Tabaco de Contrabando em Vila do Conde

22 Agosto 2020

Em comunicado à imprensa, a Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto, apreendeu, na sexta-feira, dia 21 de agosto, 5,2 milhões de cigarros de contrabando, no concelho de Vila do Conde.

Mais se informa que, “no âmbito da atividade de prevenção e combate à evasão e fraude fiscal, e no decurso de uma ação de fiscalização a um veículo pesado de mercadorias, realizada na autoestrada do Norte Litoral (A28), na estação de serviço de Modivas, os militares da Guarda detetaram 260.000 maços de cigarros, acondicionados em 520 caixas que não ostentavam a estampilha especial exigida para a sua comercialização em território nacional, nem se faziam acompanhar de qualquer documentação comercial e aduaneira, comprovativa do pagamento do Imposto Especial Sobre o Consumo do Tabaco (IT) e do IVA”.

Saiba ainda que, “o valor comercial do tabaco apreendido é de cerca de 1.170.000,00 euros, sendo que se tivesse sido vendido ao público teria lesado o Estado em mais de 900.000,00 euros, resultante da evasão à tributação incidente em sede IT e IVA”.

Durante a operação foi identificado um homem, de 50 anos de idade, e elaborado um auto de notícia pela prática do crime tributário de contrabando. A ação contou ainda com o reforço da Unidade Nacional de Trânsito e de uma equipa cinotécnica do Comando Territorial do Porto.

 

partilhar Facebook
480/UAF_Porto_-_Apreensao_2.jpeg
480/UAF_Porto_-_Apreensao_1.jpeg
Banner Publicitário