Voz da Póvoa
 
...

12 É o Numero Verdadeiro de Infectados na Póvoa de Varzim

12 É o Numero Verdadeiro de Infectados na Póvoa de Varzim

29 Maio 2020

Já tínhamos colocado a dúvida, pelo facto de os números, de infectados por coronavirus, da Direcção-Geral da Saúde (DGS) serem sempre a somar. Até hoje nunca tinha sido dada a informação de quantos óbitos ou pessoas recuperadas o concelho da Póvoa de Varzim tinha.

No decorrer da Assembleia Municipal, que aconteceu na quinta-feira, Aires Pereira revelou que “as pessoas todos os dias têm acesso ao boletim da DGS, que fala sempre num acumulado de casos positivos e não faz a descarga daquilo que são os recuperados e dos que vão falecendo. Acho que deveria divulgar os números reais porque é um sinal de tranquilidade q ue pode dar aos poveiros e a quem está a pensar vir até à Póvoa de Varzim, porque uma coisa é dizer que temos 157 casos e outra é dizer que, até esta quinta-feira, temos 12 casos e que estão confinados. Neste processo todo faleceram 9 pessoas”, revelou o presidente da Câmara.

E acrescentou: “Foi esta informação que tentamos ter e que a DGS teima em não a divulgar. Entendi na Assembleia dar este sinal, até porque o mês que aí vem é de festas e atípico na nossa cidade. Acho que é fundamental termos confiança num trabalho que fizemos e no número que nos permite ter, sem deixar de cumprir as determinações em tudo o que tem a ver com a nossa saúde e segurança, mas é um número bem diferente daquele que nos é fornecido todos os dias”.

Aires Pereira disse ainda que “fizemos um pedido oficial à DGS para que nos seja facultada esta informação, que é relevante para sabermos o que se passa, mas tudo o que são as normas da DGS que tem colocado para nossa própria segurança e para não sermos veículos de transmissão do vírus, temos que continuar a usar a máscara, garantir a distancia social e todas as regras de higienização das mãos, assim como as regras para a praia. Se olharmos para a área metropolitano do porto somos um dos municípios com menos casos, mesmo na altura mais aguda da pandemia”.

O Relatório de Gestão e Contas do Município referente ao ano de 2019, foi aprovado em Assembleia Municipal, assim como a proposta de estrutura orgânica do Município da Póvoa de Varzim e ainda a proposta de isenção de taxas devidas pela ocupação de espaço público – instalação de postos de carregamento de automóveis elétricos. Esta isenção é de cinco anos e pode ser renovada por mais cinco.

partilhar Facebook
Banner Publicitário