Voz da Póvoa
 
...

Vai Ser Retomada Obra de Saneamento em Outeiro nas Marinhas

Vai Ser Retomada Obra de Saneamento em Outeiro nas Marinhas

19 Abril 2020

Num investimento previsto de aproximadamente 470 000 euros, o Município de Esposende vai proceder à conclusão da obra de execução de saneamento básico no lugar de Outeiro, em Marinhas, incluindo nesta nova empreitada a requalificação urbana da área intervencionada. Para tal, vai avançar com um novo concurso público, sendo que o prazo de execução dos trabalhos é de seis meses.

Este novo procedimento ocorre depois da rescisão do contrato, por incumprimento, com a empresa a quem a Câmara Municipal e a Esposende Ambiente, constituindo um Agrupamento de Entidades Adjudicantes, tinham adjudicado a obra para dotar a Rua 15 de Agosto, a Rua da Senhora da Saúde e parte da Rua da Central, das infraestruturas necessárias à melhoria das condições de vida da população, nomeadamente de abastecimento de água e de redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais. A obra iniciou-se em janeiro de 2018, num investimento de 374.115 euros.

Aproveitando a circunstância da realização de uma nova empreitada para a conclusão da obra, onde também se englobam os necessários trabalhos de reparação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais já executadas, cujos ensaios realizados tiveram resultados negativos, o Município entendeu concretizar também o alargamento das ruas Senhora da Saúde e 15 de Agosto, uma pequena extensão de saneamento não prevista e ainda o arranjo do passeio, das caldeiras e do estacionamento junto à Escola Básica de Pinhote.

Na zona noroeste do souto da Senhora da Saúde o reperfilamento da via irá permitir a criação de uma faixa de estacionamento que garantirá 11 lugares, sendo que o muro existente será demolido e reconstruído no novo alinhamento. Na zona sul, o alargamento da via beneficiará a circulação pedonal. O muro existente será demolido permitindo a ligação entre a rua e o interior do adro, o qual, para evitar a invasão pelas viaturas, será delimitado por pilaretes em aço. No adro, serão corrigidas as irregularidades do piso e as árvores existentes, com graves problemas sanitários, serão abatidas, estando prevista a sua substituição por tílias. Na frente da capela, dentro do souto, serão eliminadas as duas zonas de estacionamento perpendicular, mantendo-se apenas a faixa de acesso.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que o saneamento no lugar de Outeiro era uma obra bastante ansiada pela população, razão pela qual o Município entendeu avançar com a sua concretização. Reconhece que as vicissitudes do processo causaram transtornos à população, mas sublinha que o Município, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia, sempre se empenhou na resolução da situação. Benjamim Pereira agradece a compreensão e cooperação da população, particularmente daqueles que se viram mais afetados pelo moroso processo, e sublinha o enorme esforço financeiro do Município., notando que “apesar de todas as dificuldades e constrangimentos, todos ficarão a ganhar com as melhorias que resultarão desta obra”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário