Voz da Póvoa
 
...

Uso dos Quintais no Concelho de Esposende em Estudo

Uso dos Quintais no Concelho de Esposende em Estudo

17 Abril 2020

 A Rio Neiva - Associação de Defesa Ambiente, em parceria com o Município de Esposende, através do Centro de Educação Ambiental, está a promover o projeto de ciência cidadã “No Meu Quintal”.

A iniciativa, que está a ser desenvolvida desde fevereiro, pretende tornar o quintal num espaço mais verde e ecológico. Para tal, é preciso conhecer as práticas usadas nos quintais, com agricultura e/ou jardinagem doméstica, perceber a relação que as pessoas têm com estes espaços, o que cultivam, práticas e hábitos sustentáveis que possuam e qual a realidade do uso de fertilizantes e pesticidas.

Qualquer pessoa que tenha um quintal com jardim e/ou uma horta para consumo doméstico pode participar neste projeto, que se desenvolve em três fases. Numa primeira fase procede-se à recolha de informação online, através de uma série de perguntas chave, sendo certo que quanto maior o número de participantes, maior será a qualidade dos dados recolhidos.

Posteriormente, serão visitados alguns dos quintais inscritos e realizado um documentário que pretende abordar a relação entre as pessoas e este espaço. Numa altura em que se apela ao isolamento social, o quintal, mais do que nunca, ganha especial importância. Ainda nesta fase, e após o término do isolamento social, serão organizadas ações de sensibilização e feita a partilha de informação sobre a temática.

Por fim, na terceira e última fase, com os diferentes contributos dos participantes, será editado um Manual de Práticas Sustentáveis, o qual estará disponível para orientar e ajudar quem quiser a tornar o seu quintal mais “verde” e ecológico. Do mesmo modo, será também realizado um documentário vídeo sobre a relação que as pessoas mantêm com os seus quintais e a forma como os habitam, sendo igualmente partilhada toda a informação compilada ao longo dos meses, cumprindo os princípios da ciência aberta.

Os objetivos subjacentes a este projeto estão interligados com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município de Esposende assumiu, contribuindo, nomeadamente, para a promoção de quintais saudáveis, em sintonia com a natureza, e que fomentem o bem-estar e saúde da comunidade.

O projeto “No Meu Quintal” é financiado por fundos comunitários, através do programa Horizon 2020 research and innovation, apoiado por via do projeto Europeu de ciência cidadã ACTION.

partilhar Facebook
Banner Publicitário