Voz da Póvoa
 
...

Unidades de Saúde do concelho de Esposende deverão reabrir no Fim do Mês

Unidades de Saúde do concelho de Esposende deverão reabrir no Fim do Mês

19 Junho 2020

Face à recente manifestação pela reabertura das Unidades de Saúde do concelho que ainda se mantêm encerradas por força das obrigatórias alterações decorrentes da pandemia por Covid-19, o Município de Esposende esclarece que está a acompanhar de perto a situação e assegura que nunca esteve, nem está, em causa o possível encerramento de qualquer uma das Unidades de Saúde.
 
Atendendo aos constrangimentos provocados pela pandemia, o Agrupamento de Centros de Saúde do Cávado III Barcelos/Esposende (ACES Cávado) foi obrigado a efetuar uma reorganização interna profunda, no sentido de permitir a melhor prestação de serviços possível à população, garantindo as necessárias condições de segurança a todos os utentes e também a todos os profissionais.

Assim, e por razões que se prendem com tal facto, foi necessária a adoção de medidas extraordinárias, como informou, em comunicado, no passado dia 5 de junho, o Diretor do ACES Cávado: “neste momento, estamos a trabalhar com as Equipas das Unidades de Saúde e com a ARS Norte na construção e implementação do plano de retoma da prestação de cuidados nas Unidades do ACES. Estamos a construir a melhor resposta para que seja garantida a prestação de cuidados em segurança, dos utentes e dos profissionais”.

No âmbito do processo, no qual também as Juntas de Freguesia foram sempre informadas, importa realçar que a situação merece total compreensão por parte do Município, verificando-se estar em fase final de concretização a contratação dos recursos humanos necessários para que a reabertura das Unidades de Saúde ocorra já no próximo dia 29 de junho, com a garantia das condições de segurança necessárias. Até lá, a Câmara Municipal sensibilizará a equipa do ACES para que o atendimento dos utentes se processe da melhor forma possível, indo ao encontro das suas expetativas.

Importa referir que a Câmara Municipal, numa perspetiva de apoio a toda a comunidade, tem disponibilizado circuitos de transporte que abrangem todo o território concelhio, assegurando a deslocação dos utentes que necessitem à Unidade de Saúde de Esposende, a única que se manteve sempre em funcionamento durante este período. Do mesmo modo, as IPSS do concelho também têm tido o cuidado de apoiar a comunidade mais idosa no transporte, sempre que solicitada a sua colaboração e identificada a necessidade.

partilhar Facebook
Banner Publicitário