Voz da Póvoa
 
...

Salão de Motos de Competição recordou Paulo Gonçalves

Salão de Motos de Competição recordou Paulo Gonçalves

31 Janeiro 2020

Esposende centrou, no fim-de-semana, todas as atenções do motociclismo, acolhendo o 3.º Salão de Motos de Competição. Numa coorganização entre Município de Esposende, a Federação de Motociclismo de Portugal e o ex-piloto esposendense Alex Laranjeira, com o apoio da revista MotoJornal, o evento atraiu milhares de visitantes, vindos de todo o país, com destaque para a grande afluência de cidadãos espanhóis e franceses.

Este certame revestiu-se de caraterísticas muito especiais, já que incluía momentos de homenagem ao piloto Paulo Gonçalves e, em simultâneo, aliou-se à causa solidária “ForEvaStrong”.

Sendo um dos raros eventos onde se juntam pilotos e motos de competição, não é de estranhar a grande afluência do público que procurava, com entusiasmo e emoção, registar o encontro com o seu piloto de eleição, fotografar as motos que fazem parte do seu imaginário, aquelas máquinas voadoras que levam os milhares de aficionados aos circuitos nacionais e estrangeiros.

Pelo III Salão passaram, e estiveram presentes durante todo fim de semana, dezenas de pilotos que se disponibilizaram para sessões de fotografia, de autógrafos ou mesmo palestras como as que aconteceram no palco instalado no recinto onde, no feminino e na primeira pessoa, se falou da motivação e da presença de muitas pilotos portuguesas que, nas várias modalidades, disputam com os “rapazes”, lado a lado, a mesma pista e as mesmas emoções.
Por lá vimos pilotos do Dakar, pilotos que experimentaram a adrenalina do GP de Macau, pilotos que integraram a mítica e louca corrida da Ilha de Man, do Cross e do Trial, pilotos do Stunt Rider e do Dusty Track.

Sempre solicitado, para um autógrafo ou para a foto de memória, lá estava o piloto oficial da Honda France-Michelin Alex Vieira, o primeiro português a pontuar numa prova de WSBK, campeão nacional de França de SKB, vencedor das 24 horas de Le Mans, da Bol d’ Or e que tanto furor fez nas pistas de Le Mans, Liége, Hockenheim e Jerez.
 
Junto à sua moto, Yamaha R1, em constante conversa com os seus fãs, André Pires, campeão Nacional em várias classes, em Superbikes e com passagem pelos circuitos de Macau e pela Ilha de Man, tal como Daniel Bento, piloto luso-suíço, com um palmarés invejável, disputando, em Pré-moto 3, o CNV.

Sofia Porfírio, piloto de Enduro e Trial e que representou Portugal no Mundial de Trial foi presença notada, tal como Nelson Cruz que integra a Copa Dunlop no CNV ou Beatriz Morais, Afonso Almeida, Rafaela Peixoto.

André Capitão e Mateus Cepa, pilotos esposendenses, Rui Afonso, Piloto Luso-espanhol, que integra o CNV, Pedrinho Matos, Campeão Nacional do Troféu 2020; Gonçalo Ribeiro, Campeão Nacional em 2019 na classe de GP/Moto 4, Afonso Henriques, com 6 anos, a disputar o Campeonato de Mini Velocidade, a Carlota Carochinho que este ano vai ser madrinha da Bênção dos Capacetes em Fátima, o Rodrigo Barros, o Martim, os animados pilotos Salo e Afonso e tantos, tantos outros que deram vida a este III Salão de Motos de Competição de Esposende.
Houve, ainda, oportunidade de apreciar verdadeiras obras de arte – capacetes personalizados e frequentemente usados pelos grandes campeões, habilmente desenhados por Eduardo Códices sempre disponível para satisfazer a curiosidade dos visitantes.

A 4.ª edição do Salão de Motos de Competição já está agendada para 2022.

partilhar Facebook
211/Salao_Motos_1.JPG
211/Salao_Motos.JPG
Banner Publicitário