Voz da Póvoa
 
...

Projeto Cuidar de Quem Cuida

Projeto Cuidar de Quem Cuida

6 Novembro 2020

 

Neste Dia Mundial do Cuidador Informal, o Município de Esposende assinala o arranque do projeto Cuidar de Quem Cuida (CQC), desenvolvido em parceria com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, IPSS (CASTIS). A implementação do CQC em Esposende tem foco na capacitação dos dez parceiros da Rede Social que aderiram ao projeto.

 

Os principais objetivos do CQC passam pela promoção de respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC, privilegiando a cooperação intermunicipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde.

 

Cuidar de Quem Cuida é um programa de capacitação para a implementação de respostas de apoio especializado junto de cuidadores/as informais e que passa pela implementação de diversos programas, como o Psicoeducativo para Cuidadores Informais de pessoas com demência, ou Psicoeducativo para Cuidadores Informais não especificados, além de um Grupo de Ajuda Mútua, decorrente do Programa Psicoeducativo e um Gabinete de Apoio ao Cuidador.

 

“Cuidar de Quem Cuida” é um projeto reconhecido como uma iniciativa de empreendedorismo social inovadora, sobretudo pela capacitação de técnicos de instituições locais para a intervenção, em rede, junto de cuidadores informais. Aderiam ao projeto dez instituições, nomeadamente a Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social João Paulo II, CICS Palmeira de Faro, Esposende Solidário, Fundação Lar de Santo António, Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e a Santa Casa da Misericórdia de Fão.

 

Esta rede de parceria assenta no contributo de cada instituição com os seus recursos disponíveis e pretende disseminar toda a informação útil sobre o cuidador e a pessoa cuidada, os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços, assim como respostas disponíveis a vários níveis, tendo em vista proporcionar às pessoas envolvidas um maior conhecimento e apoio social.

partilhar Facebook
Banner Publicitário