O Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE), agrupamento que integra o projeto Escola Coral de Esposende, apresentou-se em concerto na Casa da Música, no Porto, no passado domingo, dia 8 de dezembro.
Sob a direção musical de Helena Venda Lima e com a Sala Suggia praticamente esgotada, o CPCE apresentou um repertório que viajou por diferentes sonoridades musicais, desde a tradição portuguesa até aos ambientes anglo-saxonicas com swing, passando pela introspeção de obras de compositores como Albert Alcaraz. O espetáculo contou com acompanhamento instrumental de Mariana Rodrigues (contrabaixo), Diogo Zão (piano) e André Silva (percussão).
Intitulado "Estrelas de Natal", o concerto contou também com a participação do Coro Infantil Casa da Música.
Integrado na quadra natalícia, o CPCE realiza hoje, dia 12 de dezembro, o concerto inaugural do 20.° Aniversário do Órgão de Tubos da Igreja de Nossa Senhora da Boavista, no Porto, apresentando-se, ainda, no dia 23 na Igreja Matriz de Apúlia.
No âmbito do projeto Escola Coral de Esposende, destaque, ainda, para os concertos que o Coro Ars Vocalis apresenta, neste período, nomeadamente no dia 20, na Igreja Paroquial de Mar e no dia 21 na Igreja Paroquial de Aldão (Guimarães).
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende tem feito um percurso educativo e artístico notável. Contando atualmente com cerca de 75 elementos, com idades entre os 10 e os 17 anos, o coro tem-se apresentado publicamente em espaços e contextos de referência do panorama musical português, como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém, o Coliseu do Porto, diversas catedrais portuguesas, Festivais Internacionais de Música Coral e Órgão, entre outros. Destacam-se ainda a realização de concertos "fora de portas", nomeadamente em Madrid, Bilbau e Bordéus. Uma das marcas do projeto tem sido a encomenda e estreia de obras de compositores de renome nacional e internacional, como António Pinho Vargas, Telmo Marques, Albert Alcaraz, Rui Paulo Teixeira, Eugénio Amorim, Fernando Lapa, entre muitos outros. O trabalho artístico e pedagógico tem ainda sido enriquecido com o frequentemente trabalho em masterclass com diretores internacionais de grande prestígio.
Enquadrado na estratégia global da Escola de Música de Esposende, o CPCE e o projeto Escola Coral de Esposende contam, desde a sua fundação, com o apoio do Município de Esposende, sendo um dos importantes pilares da sua política educativa e cultural, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
Fotos: CME