Voz da Póvoa
 
...

Museu Municipal Apresenta Exposição “Celeste Ferreira”

Museu Municipal Apresenta Exposição “Celeste Ferreira”

18 Maio 2021

No Dia Internacional dos Museus, que se assinala hoje, 18 de maio, o Museu Municipal de Esposende abriu ao público a exposição “Celeste Ferreira”, que estará patente até final do próximo ano.

A exposição é composta por 117 pinturas a óleo desta artista plástica, natural de Gaia, que fixou residência em Esposende há cerca de 15 anos, terminado a sua carreira como docente. A criatividade de Celeste Ferreira, que expõe há mais de quatro décadas, remete para o mundo do imaginário e da fantasia, onde a mulher e as suas metamorfoses são um tema recorrente. A base cubista da sua obra converge, em alguns casos, com um certo realismo e alia-se à expressividade das cores, que em muitos trabalhos aponta para o fauvismo.

Num dia tão simbólico para os museus, em particular, e para a cultura, em geral, o Município traz a público esta exposição e o respetivo catálogo, que apresenta uma seleção de alguns dos trabalhos que a integram, numa “estratégia que pretende afirmar e fomentar, cada vez, mais as artes no concelho”, assinalou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.

O autarca assinalou que a riqueza cultural do Município é bastante eclética e transversal às várias áreas, desde a música à literatura, passando, naturalmente, pelas artes plásticas, lembrando, a propósito que Esposende integra a 4.ª Bienal Internacional de Artes de Gaia, através do polo de exposição patente no Centro de Informação Turística, o que muito prestigia o concelho, bem como os artistas esposendenses aí representados. A recente aquisição da Casa do escritor esposendense Manuel de Boaventura, para adaptação a Casa-Museu, mereceu, também, a referência de Benjamim Pereira, que a considerou um momento assinalável para a história da cultura concelhia. “Esposende possui, de facto, uma dinâmica cultural assinalável, que constitui um importante ativo deste território”, vincou.

Agradecendo à autora a disponibilidade para apresentar o seu trabalho na terra que a acolheu, Benjamim Pereira vincou que Celeste Ferreira se afirma como “um talento da pintura, que produz obras de imensa expressividade e que nos transporta para o mundo do imaginário”.

A exposição, patente na Sala de Exposições principal do Museu Municipal, pode ser visitada, durante este mês, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00, e, ao sábado e domingo, das 14h00 às 18h00. Com a entrada do horário de verão, a partir de 1 de junho, o Museu Municipal está aberto de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e, ao sábado e domingo, entre as 14h00 e as 18h00. A entrada é gratuita.

partilhar Facebook
Banner Publicitário