Voz da Póvoa
 
...

Município distinguiu melhores alunos de Belas Artes e Arquitectura

Município distinguiu melhores alunos de Belas Artes e Arquitectura

13 Maio 2022

Ana Sofia Ribeiro e Leandro González, melhores alunos de Belas Artes e de Arquitetura, respetivamente, da Universidade do Porto, no ano letivo 2020/2021, foram distinguidos com os Prémios Viana de Lima - Câmara Municipal de Esposende, cuja cerimónia de entrega decorreu, esta sexta-feira, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Os prémios, no valor unitário de 2000 euros, foram instituídos no âmbito de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, do Arquiteto Alfredo Evangelista Viana de Lima. O protocolo, formalizado em 2010, estabelece que o Município de Esposende assume a gestão da Casa das Marinhas, da autoria de Viana de Lima e propriedade da Universidade do Porto, e se compromete a distinguir, anualmente e durante 30 anos, os dois melhores alunos dos cursos de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade da Câmara Municipal. 

Desde 2014 que o Município dá cumprimento ao protocolo, e em acordo com o estabelecido, os premiados desta nona edição ofereceram uma obra/trabalho da sua autoria para integrar o Fundo Viana de Lima. Ana Sofia Ribeiro entregou uma pintura alusiva à natureza e Leandro González o trabalho “Maputo. O Interior de quarteirão. Aprender de uma apropriação informal”.

Apesar de ausente na cerimónia, por se encontrar ausente do país, Leandro González expressou, através de mensagem gravada, a satisfação por este galardão que o deixou “honrado e orgulhoso”, e, nos agradecimentos, nomeou a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, bem como todos quantos acompanharam o seu percurso académico. Do mesmo modo, Ana Sofia Ribeiro manifestou o seu contentamento pela distinção, agradecendo a “homenagem”, e explicou que o seu trabalho versa, sobretudo, as alterações climáticas e a perspetiva da arte sobre esta temática.

Saudando os premiados, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, referiu que esta distinção reconhece o “mérito e excelência dos percursos destes alunos”, a quem desejou sucesso para a vida profissional. 

Sublinhou que os Prémios Viana de Lima traduzem a homenagem a este reconhecido arquiteto esposendense e contribuem para a valorização e divulgação do seu trabalho, que deixou marca na arquitetura do país. Neste contexto, deu nota do contributo do Município para a mudança paisagística e arquitetónica do concelho, em consonância com o projeto de desenvolvimento desenhado para este território, que se revela atrativo para viver e investir. Citou, a propósito, as intervenções em curso de requalificação do Mercado Municipal e do Largo Rodrigues Sampaio/Praça Frei Bartolomeu dos Mártires e apontou como estruturantes os projetos da Zona Desportiva Municipal e do Parque da Cidade. Assinalou que o desenvolvimento ocorre num contexto de “respeito pelo passado”, sendo reflexo de “uma constante vontade de inovar, tal como Viana de Lima rompeu com estereótipos”. Esta postura, enquadra-se, de resto, nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Concluiu a sua intervenção propondo que, em 2023, a 10.ª edição dos Prémios Viana de Lima possa ser revestida de maior envolvência, reunindo todos os galardoados.

“Os Prémios Viana de Lima são uma honrosa distinção e excelente incentivo”, afirmou o Vice-Reitor da Universidade do Porto, José Castro Lopes. Felicitou os premiados, assinalando que o seu “notável percurso notabilizou a Universidade do Porto, particularmente as Faculdades de Belas Artes do Porto e de Arquitetura. Saudou a parceria da Universidade do Porto com a Câmara Municipal de Esposende e louvou o trabalho do Município desenvolvido no âmbito deste protocolo.

Na mesma linha, Lúcia Matos, Diretora da Faculdade de Belas Artes do Porto, agradeceu à Câmara Municipal por manter vivo este prémio, que traduz o “reconhecimento, incentivo e apoio” aos alunos de Belas Artes e Arquitetura e presta homenagem a Viana de Lima, e felicitou os galardoados desta nova edição.

Por sua vez, o Diretor da Faculdade de Arquitetura, João Pedro Xavier, que recebeu o prémio de Arquitetura em representação de Leandro González, destacou o “aluno exemplar”, oriundo de Moçambique, que está a desempenhar funções profissionais da Escola Politécnica Federal de Lausane, na Suíça. Felicitou os premiados e saudou o Município pela atribuição dos Prémios Viana de Lima.

Em representação da Ordem dos Arquitetos, Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional Norte, Maria da Conceição Melo, saudou a iniciativa do Município de Esposende, considerando que contribui, também, para a promoção da arquitetura. Aos galardoados dirigiu palavras de felicitação e de incentivo para o futuro profissional.

A sessão de entrega dos Prémios Viana do Lima incluiu a apresentação de um filme sobre o arquiteto Viana de Lima e de um momento musical, protagonizado pelos professores da Escola de Música de Esposende Ernesto Clemente e Nuno Areia.

partilhar Facebook
1413/DSC_0149.JPG
1413/DSC_0073.JPG
1413/DSC_0126.JPG
1413/Premio_Belas_Artes.JPG
Banner Publicitário