O Município de Esposende vai ajudar a financiar as obras de requalificação das instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (Lar S. João de Deus) da Santa Casa da Misericórdia de Fão.
Neste sentido, em reunião do executivo municipal, foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro, no valor de 100 000 euros. A intervenção tinha um investimento estimado de cerca de 327 000 euros, mas acabou por ter um custo superior a 475 mil euros, devido a vários contratempos, nomeadamente a insolvência da empresa que ganhou o concurso público de empreitada, a pandemia da Covid-19 e, ainda, o aumento dos preços dos materiais derivado dos conflitos armados vividos Ucrânia e no Médio Oriente.
Face a tão elevado investimento, a Santa Casa da Misericórdia de Fão solicitou apoio à Câmara Municipal de Esposende, que entendeu comparticipar nos custos da obra, atendendo a que a intervenção possibilitou assegurar melhores condições dos serviços prestados pela instituição, nomeadamente as condições de conforto e bem-estar dos utentes do Lar.
"Esta medida integra um conjunto de políticas municipais no domínio da coesão social, no sentido de promover o bem-estar social", refere o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Guilherme Emílio, lembrando que esta postura se enquadra nas diretivas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujo cumprimento o Município assim e verteu para o seu plano de ação.
Foto: CMe