Voz da Póvoa
 
...

Março com Sabores do Mar, gastronomia de excelência em Esposende

Março com Sabores do Mar, gastronomia de excelência em Esposende

24 Fevereiro 2022

Sob o slogan “A esperança está no (a)Mar”, o Município de Esposende vai promover a 23.ª edição do evento gastronómico “Março” com Sabores do Mar”. Ao longo de todo o mês de março, a gastronomia de peixe e marisco estará à mesa de 41 restaurantes do concelho.

Na sessão de apresentação da edição de 2022, que decorreu esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, notou que Esposende é, desde há muito, reconhecido pela sua excelência gastronómica e que o evento Março com Sabores do Mar se afirma como uma “marca identitária” do concelho. 

Por força da pandemia, o evento continua a ter que se reinventar e a inovar, referiu o autarca, destacando o facto de a iniciativa voltar a contemplar a inclusão e envolvimento de imigrantes. Esta edição apresenta algumas novidades, apostando sempre nos produtos de Esposende, e volta a integrar os concursos gastronómicos. “É hora de estimular o regresso à normalidade no nosso concelho”, afirmou Benjamim Pereira, assinalando que Esposende é um território dinâmico e com qualidade de vida, apelativo para viver, trabalhar e visitar.

Aludindo ao impacto da pandemia no setor da restauração, Benjamim Pereira realçou a capacidade de resiliência dos empresários, lembrando, contudo, que o Município esteve sempre ao seu lado, materializando um conjunto de apoios e incentivos. “Agora é o momento de planear o futuro”, afirmou, enumerando um conjunto de obras e projetos, em áreas diversas, que o Município vai alavancar a curto prazo e que irão potenciar, ainda mais o território concelhio.

Em jeito de preâmbulo, o Vereador do Turismo e Desenvolvimento Económico, Sérgio Mano, referiu que a pandemia deixou marcas no sector do turismo e que Esposende não foi exceção, tendo registado uma quebra no número de dormidas e de hóspedes, invertendo, assim, o crescimento que vinha registando. Manifestou, contudo, a expetativa na retoma, agora que a pandemia dá sinais de abrandamento, até porque “a sazonalidade é cada vez menor”, afirmou.

Sérgio Mano deu a conhecer as iniciativas que integram o Março com Sabores do Mar, referindo que se mantém o propósito de afirmar Esposende como um destino de referência gastronómica, estratégia que passa pela promoção e valorização das suas potencialidades e produtos de Esposende. 

Em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Cristina Mendes felicitou o Município pela aposta neste evento, assinalando que o Município “faz diferente e sempre melhor”. Destacou, de resto, a criatividade e a inovação que caraterizam a iniciativa, com enfoque nas raízes e nas tradições. “O sucesso e o patamar do Março com Sabores do Mar deve-se, sem dúvida, ao facto de estarmos todos ligados e do Município de Esposende ser um elemento catalisador”, afirmou, saudando o “feliz” slogan da edição deste ano. Concluiu, tal como começou, expressando “um sentimento de gratidão” pela conjunção de esforços entre o Município de Esposende e a Entidade Regional TPNP na promoção e valorização do território.

Programação

Nesta edição são retomados os concursos gastronómicos, nomeadamente o concurso Março com Sabores do Mar, ao qual aderem 15 dos 41 restaurantes participantes, que irão apresentar pratos inovadores de peixe e/ou marisco; o concurso Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende; o concurso Fish Chef para a comunidade escolar; e, ainda, o concurso Cantinas Escolares com Sabores do Mar.

A antecipar o Março com Sabores do Mar, arrancou em fevereiro o evento “Lampreia & Companhia”, trazendo à mesa dos restaurantes do concelho a lampreia do Cávado. Novidade no programa é a iniciativa “Monólogos da Cozinha”, protagonizados por uma mulher que vai trazer à tona temáticas históricas, reflexivas e até provocatórias, com cunho dramático, mas também com registos de comédia. A partir do livro “Paladário”, do projeto “Cor de Tangerina”, serão realizadas várias rubricas, onde serão enfatizados temas como a herança alimentar, a memória do palato, a as ervas aromáticas e os temperos. Novidade também, o Street Fish Food, um novo conceito que consiste em levar algum receituário da cozinha atlântica à “rua”, junto da comunidade escolar e público em geral. Este ano, repete-se a atividade a iniciativa “Sem Diferenças: cozinha de fusão e inclusão”, continuando a reforçar os laços às comunidades imigrantes que residem em Esposende. Repete-se igualmente a iniciativa “Nem Tanto ao Mar, Nem Tanto à Terra: conspiração de sabores locais”, procurando harmonizações entre os produtos locais parceiros do projeto ESlocal. A programação contempla, também, a segunda temporada do “Salvar o Planeta à Mesa: da pele às espinhas, consciência, sabor e nutrição”. A iniciativa “Doces & Endógenos” decorrerá online com os parceiros do ESlocal, promovendo os seus produtos através da realização de oficinas de cozinha confecionando os seus endógenos.

Além dos restaurantes, há 21 pastelarias/padarias associadas ao evento, que conta também com a parceria de instituições e empresas, nomeadamente a Cooperativa Agrícola de Esposende, Associação dos Profissionais de Pesca do Concelho de Esposende, Escola Profissional de Esposende, Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Continente, Brincoloiça, Docapeca, Axis Ofir Beach Resort Hotel, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, OMARE e ESlocal.

Mais informação sobre o evento disponível em: msm2022.visitesposende.com.

partilhar Facebook
452/Marco_Sabores_a_Mar_3.JPG
452/Marco_Sabores_a_Mar_1.jpg
452/Marco_Sabores_a_Mar_2.JPG
Banner Publicitário