Voz da Póvoa
 
...

Março à Descoberta dos Sabores do Mar

Março à Descoberta dos Sabores do Mar

5 Março 2020

O Espaço Aldeias de Mar, instalado no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, é palco, ao longo deste mês, de um conjunto de atividades integradas no Março com Sabores do Mar, evento gastronómico que o Município de Esposende, no âmbito da sua estratégica turístico-económica, leva a efeito este mês, pelo 21.º ano consecutivo.

A cada edição, a iniciativa tem procurado criar fatores de atratividade e de inovação, com vista a um maior alcance e abrangência. É neste contexto que surgem as oficinas de cozinha abertas à comunidade, sendo que nesta edição se pretende ir ainda mais além. Exemplo disso é a iniciativa multicultural Cozinhas do Mundo “À mesa é que a(s) Gente(s) se entende(m)”, que terá lugar no próximo dia 8 de março, a partir das 15h30. Numa lógica de acolhimento e de integração, imigrantes residentes em Esposende são convidados para partilha de receitas de pratos de peixe e marisco dos seus países de origem, numa iniciativa que promete surpreender com fusões inesperadas com os sabores do mar de Esposende. Simultaneamente, vão ser explorados aspetos sociais e culturais de cada país de origem, nomeadamente, sobre a literatura, música e cinema. Todas as representações serão também convidadas a refletir sobre a palavra tão portuguesa “Saudade”.

Surpreendente será também a iniciativa “ à Descoberta dos cuscos: um “casamento” (im)provável com o mar”, que terá lugar no dia 7, pelas 15h30, com a colaboração da Socióloga Patrícia Cordeiro e do Chefe Eurico Castro. Nesta atividade será evidenciada a importância ancestral dos cuscos na gastronomia portuguesa, mostrando que o peixe e o marisco podem cruzar-se com outros sabores que fazem parte da história e da cultura portuguesas.

Parceiro do Município na organização do Março com Sabores do Mar, a Escola Profissional de Esposende, organiza Oficinas de Cozinha para uma melhor qualificação dos atores locais. Assim, no dia 6, a formação será com o Chefe João Novo, no dia 13, com a Chefe Bibiana Oliveira e, no dia 20, com o Chefe José Sengo, sempre a partir das 19h00. Informações e inscrições em www.epe.pt.

Numa perspetiva de sustentabilidade à mesa e de combate ao desperdício alimentar, a Esposende Ambiente realiza, no dia 26, às 17h30, a oficina “Como reduzir a sua pegada ecológica enquanto cozinha” dedicada à redução do desperdício alimentar e à valorização dos resíduos produzidos em contexto familiar. Esta atividade de sensibilização inclui, também, uma abordagem à compostagem doméstica.

O Espaço Aldeias de Mar é, por si só, um convite para visita, pois contempla motivos decorativos que apelam às memórias das gentes locais ligadas ao mar, combinando simultaneamente componentes de costura criativa. Para além disso, pode-se observar um recanto gastronómico com mobiliário executado artesanalmente, através da reutilização de paletes de madeira e decorado com motivos de Junco, uma arte forjanense que se distingue pelo seu carácter 100% ecológico. 

partilhar Facebook
Banner Publicitário