Voz da Póvoa
 
...

Mais de Meio Milhão de Euros para o Desporto em Esposende

Mais de Meio Milhão de Euros para o Desporto em Esposende

21 Janeiro 2022

O Município de Esposende aprovou em reunião de Câmara e por unanimidade, o montante de 546.918 euros de apoios para a área do desporto.

Em causa está o montante associado aos contratos programa de desenvolvimento desportivo para a época 2021/2022 com associações e federações desportivas, que contempla o pagamento, por parte da Câmara Municipal, das taxas de inscrição e seguros dos atletas dos escalões de formação e acompanhamento de atletas “especiais” na vertente de desporto adaptado junto das associações e federações das respetivas modalidades. Serão, assim, celebrados contratos programa com a Federação Portuguesa de Canoagem, Federação Equestre Portuguesa, Federação Portuguesa de Surf, Federação Portuguesa de Taekwondo, Associação de Andebol de Braga, Associação de Atletismo de Braga, Associação de Badminton do Norte, Associação de Basquetebol de Braga, Associação de Futebol de Braga, Associação de Patinagem do Minho, Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga, Associação de Voleibol de Braga e Associação de Ciclismo do Minho.

O Município aprovou também a celebração de contratos programa de desenvolvimento desportivo com os vários clubes e associações desportivas do concelho, com vista ao apoio à realização de atividades desportivas, apoio à concretização de projetos junto de populações com necessidades educativas especiais, integração de crianças e jovens indicados pela comissão de proteção de crianças e jovens em risco, no desenvolvimento de projetos fomentados pelo Município, na compra de equipamentos e material de treino/pedagógico, na formação e/ou contratação de técnicos habilitados e na sua atividade desportiva regular. 

Pela primeira vez, o Município vai também celebrar contratos programa com os agrupamentos de escolas do concelho e a Escola Secundária Henrique Medina, com o intuito de promover, estimular e apoiar a prática desportiva, seja conjuntamente com as agremiações desportivas, quer por sua iniciativa própria, quer ainda com as escolas.

Estes apoios para o ano 2022 ou época desportiva 2021/2022 traduzem-se no montante global de 257.500 euros, contemplando os clubes/associações Forjães Sport Clube, Antas Futebol Clube, Futebol Clube Marinhas, Associação Desportiva Esposende, Gandra Futebol Clube, União Desportiva de Vila Chã, Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, Clube de Futebol de Fão, Grupo Desportivo de Apúlia, Clube Náutico de Fão, GCDR Gemeses, Rio Neiva – ADA, Hóquei Clube de Fão, Centro Social da Juventude de Mar, Forum Esposendense, CICS - Esposende Surf Team, Associação de Karaté de Apúlia, Bushido AK Esposende, Taekwondo Clube de Esposende, Clube Hípico do Norte, Equivau - Quinta do Vau, ACD "Os Apulienses", ADRC Criaz, C.S.J. Belinho, APD – Braga, ACARF, Associação Ciclismo Minho, bem como a Escola Secundária Henrique Medina e os agrupamentos de escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira.

Ainda em matéria de apoio ao fomento desportivo, a Câmara Municipal aprovou uma adenda ao contrato desportivo com o Grupo Desportivo de Apúlia (GDA), que prevê o reforço da verba para as obras de beneficiação do Campo dos Sargaceiros e aquisição dos terrenos envolventes e necessário à execução da intervenção, no montante de 268.350 euros.

Na reunião de hoje, o executivo municipal aprovou, ainda, uma medida excecional de apoio ao associativismo desportivo referente ao escalão sénior, para compensar as dificuldades financeiras que os clubes enfrentam devido à situação pandémica. Em causa está uma verba no valor global de 21.068 euros, destinada ao pagamento das taxas de inscrição e seguros dos atletas do escalão Sénior, junto das associações e federações das respetivas modalidades.

Ainda na vertente desportiva, a Câmara Municipal aprovou e valor das taxas de inscrição e as normas de participação no 18.º Encontro Luso Galaico de BTT, que se realizará nos dias 23 e 24 de abril.

partilhar Facebook
1213/canoagem.jpg
1213/CCFI_.jpg
1213/DSC04511.JPG
Banner Publicitário