Voz da Póvoa
 
...

Literacia para a Saúde em Seminário Internacional

Literacia para a Saúde em Seminário Internacional

6 Fevereiro 2020

No âmbito do Plano Municipal para a Promoção da Saúde e integrado nas comemorações do Dia Mundial da Saúde, o Município de Esposende, em colaboração com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde e o LACLIS - Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde, vai promover o III Seminário (Inter)Nacional “Literacia para a Saúde”.
 
O evento terá lugar no dia 30 de abril, no Hotel Axis Ofir, em Esposende, e incluirá, para além da apresentação e debate de um conjunto de temáticas relacionadas com esta área, a apresentação de comunicações em poster. Será atribuído prémio ao melhor poster e três menções honrosas às comunicações que se destacarem pelo seu mérito científico e de excelência. Os resumos apresentados serão objeto de apreciação pela Comissão Científica desta terceira edição do Seminário, a qual deliberará sobre e comunicará os resultados até ao dia 15 de março.

A apresentação dos resumos das comunicações deverá ser submetida por via eletrónica no formulário online disponível na página do evento, em http://seminarioliteraciaesposende.pt/, até às 23h59m do dia 21 de fevereiro de 2020, respeitando as orientações que aí se encontram disponíveis.
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) define Literacia em Saúde como o conjunto de “competências cognitivas e sociais e a capacidade da pessoa para aceder, compreender e utilizar informação por forma a promover e a manter uma boa saúde”. A Literacia em Saúde implica o conhecimento, a motivação e as competências das pessoas para aceder, compreender, avaliar e aplicar informação em saúde de forma a formar juízos e tomar decisões no quotidiano sobre cuidados de saúde, prevenção de doenças e promoção da saúde, mantendo ou melhorando a sua qualidade de vida durante todo o ciclo de vida. A promoção da Literacia em Saúde, junto das pessoas, das comunidades, e das organizações, constitui-se como uma importante oportunidade e desafio da Saúde Pública e a melhoria dos níveis de Literacia em Saúde, a promoção do espírito crítico das pessoas face às suas decisões de saúde e as ferramentas disponíveis para este fim, apresentam-se como desafios reais em Portugal.

Face ao exposto, este Seminário assume relevância especial, sendo que esta ação está igualmente orientada para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, desígnio assumido pelo Município de Esposende, nomeadamente no que respeita a Saúde de Qualidade (ODS 3), Educação de Qualidade (ODS 4) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

partilhar Facebook
Banner Publicitário