Voz da Póvoa
 
...

Feche a Torneira Por uma Hora no Dia Mundial da Água

Feche a Torneira Por uma Hora no Dia Mundial da Água

18 Março 2021

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de março, a Esposende Ambiente e o Município de Esposende convidam a população a associar-se à iniciativa H2Off, fechando a torneira por uma hora.

Esposende associa-se, assim, à campanha “H2Off - Hora de fechar a torneira” da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas Residuais, a qual apela à consciencialização e adoção de novas práticas face ao recurso escasso e essencial que é a água, desafiando os cidadãos a não consumirem água durante uma hora. O apelo é, pois, para que, do dia 22 de março, às 22h00, as pessoas se juntem a este movimento simbólico e fechem as torneiras, nem que seja por uma hora.

Em Esposende, este gesto, deliberado e consciente, poderá corresponder a sensivelmente 182 000 litros, valor equivalente ao consumo de água registado, por hora, no passado dia 15 de março.

A iniciativa “H2Off - Hora de fechar a torneira” visa, pois, promover o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, mas essencial à vida. A Esposende Ambiente e o Município de Esposende partilham a preocupação da ADPA e apelam à participação da população nesta ação, que se encontra alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos”, “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” e ao “combate às alterações climáticas”.

De relembrar que o Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU para promover a reflexão sobre os problemas relacionados com os recursos hídricos, de modo a potenciar a consciencialização e adoção de novas práticas face a este recurso escasso e básico. A falta de disponibilidade de água é um problema com extensão planetária e conforme referido pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nas comemorações do Dia Mundial da Água em 2020 "...se o mundo não atuar com urgência, entre 3,5 e 4,4 bilhões de pessoas viverão em 2050 com acesso limitado a água". Em Portugal o consumo médio de água só no setor doméstico ronda os 124 litros de água por habitante, valor superior aos 110 litros indicados pela ONU como aceitável.

Neste contexto, importa impulsionar a mudança de comportamentos e apelar a uma consciencialização clara e atuante sobre o uso correto e eficiente da água. Mais informação disponível em: https://www.h2off-apda.com/.

partilhar Facebook
711/Hora.jpg
711/DSC01889.JPG
Banner Publicitário