Voz da Póvoa
 
...

Estrada Náutica de Esposende

Estrada Náutica de Esposende

30 Dezembro 2019

O Município de Esposende estabeleceu um protocolo de parceria com diversas entidades e empresas locais, formalizando a constituição da Estação Náutica de Esposende, estrutura que desenvolverá ação nas áreas da gestão de equipamentos, espaços e eventos, assegurando a oferta de um produto turístic

A certificação da Estação Náutica de Esposende ocorreu no passado dia 12 de novembro, altura em que o Fórum Oceano, Associação da Economia do Mar reconheceu a nova entidade, destinada à cooperação entre atores identificados com o território de Esposende. Hoje, no Fórum Rodrigues Sampaio, o Município de Esposende formalizou o compromisso, envolvendo 23 entidades.

No âmbito dos clusters do Mar Português e de Competitividade, desenvolvidos pela Fórum Oceano, está a implementar-se o projeto “Portugal Náutico”, envolvendo organizações da Administração Pública e parceiros privados.

Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, lembrou que “Esposende já apresenta uma oferta turística de qualidade”, mas aponta a determinação para valorizar, de forma integrada, “os recursos náuticos existentes no território, razão pela qual a constituição da Estação Náutica de Esposende, deverá ser um meio para promover o território e dinamizar a atividade económica local”.

Antevendo uma era de transição, Benjamim Pereira manifestou confiança no alcance amplo da Estação Náutica de Esposende. “Terá forte componente turística, mas profundamente associada à investigação, mercê do arranque, em Esposende, de duas unidades dedicadas à investigação e tecnologia marinhas, em colaboração com a Universidade do Minho”, adiantou o autarca.

Por seu turno, Sérgio Mano, vereador do Turismo da Câmara Municipal de Esposende vê na Estação Náutica o espaço para “chamar todos os actores e promover as actividades e serviços disponíveis no concelho, contribuindo para a quebra da sazonalidade na procura turística”.

Já António José Correia, da Fórum Oceano pretende que sejam encontradas “as estratégias de divulgação de produtos e serviços, numa plataforma onde a criatividade é o limite”.

Este projeto insere-se na estratégia da Câmara Municipal de Esposende de aposta estratégica no Turismo, mercê da vocação marítima e do potencial associado ao desenvolvimento da náutica. Esposende tem proporcionado as condições para a estruturação de uma oferta associada à náutica e às suas distintas práticas desportivas, nomeadamente pela instalação de infraestruturas e equipamentos, realização de atividades e eventos e ações de promoção e divulgação.

O Município de Esposende pretende um correto aproveitamento dos recursos, capacidades e competências que contribuirão para uma consolidação da futura oferta náutica, nomeadamente: mar, rios (Cávado e Neiva), praia, Parque Natural do Litoral Norte; marina/fluvina, ancoradouros e espaços para as práticas desportivas associadas à náutica; clubes náuticos; e escolas para a prática de kitesurf, surf, paddle surf, canoagem, windsurf e mergulho.

Pretende-se, ainda, proporcionar uma oferta integrada, no contexto da operacionalização da Estação Náutica de Esposende, nomeadamente, pela existência de monumentos, património religioso, património arquitetónico, património natural, património imaterial e material, bem como outros recursos característicos e identitários do território, como a gastronomia e os vinhos verde, capazes de gerar uma elevada atratividade para o destino e, dessa forma, contribuir para dinamizar um Turismo Náutico de qualidade em Portugal.

Com este protocolo, as entidades parceiras comprometem-se a dar um contributo consistente e relevante para a implementação de todas as iniciativas que forem programadas, promovendo o envolvimento e a participação de todos os seus membros, no programa de iniciativas e atividades, e oferta de produtos e serviços náuticos.

Além do Município de Esposende, integrarão a Estação Náutica de Esposende a Turismo Porto e Norte de Portugal - Entidade Regional (TPNP – ER), a Docapesa – Porto e Lotas, SA, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte) – Parque Natural Litoral Norte, a Esposende Ambiente, EM, a Esposende 2000 – Atividades Desportivas e Recreativas, EM, a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), a Associação Cívica para o Desenvolvimento e Progresso do Concelho de Esposende – Fórum Esposendense, a Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, o Clube Náutico de Fão, o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, a Escola Profissional de Esposende (EPE), o Hotel Suave Mar, o Clube Pinhal da Foz, o In Esposende Sports Hostel, o Restaurante Moinho de Sal (Ideias Temperadas, Lda), a Kook Proof, a ProRiver, a Go Kite School (GKS Clube), a AquaJet – Equipamentos Náuticos, Lda, a Magna Shop Lda, a Imagine Tours – Tours & Transfers, Lda. e a Sociedade Industrial de Plásticos Reforçados de Esposende (SIPRE).

partilhar Facebook
165/EN.jpg
165/en-1.jpg
165/en-3.jpg
Banner Publicitário