Voz da Póvoa
 
...

Esposende Prepara Época Balnear em Segurança

Esposende Prepara Época Balnear em Segurança

23 Junho 2020

Plano de ação inclui apoio aos concessionários de praias

Face ao cenário decorrente da situação de pandemia da COVID-19 e a todos os condicionalismos existentes, o Município de Esposende está empenhado em assegurar que a época balnear, que na região norte arranca no próximo sábado, dia 27 de junho, decorra com a maior normalidade possível e possa garantir as melhores condições de higiene e segurança.

Apesar de ser habitual a envolvência e colaboração da autarquia na preparação de cada época balnear, este ano a tarefa é significativamente mais exigente, exatamente por força da situação pandémica e da necessidade de salvaguardar a saúde e a segurança de toda a comunidade, tanto local como visitante. Entre outras medidas, o Município disponibiliza, anualmente, infraestruturas de apoio em quatro praias concelhias, essenciais para o cumprimento dos critérios referentes ao galardão Bandeira Azul da Europa (Apúlia, Ofir, Suave-Mar e Cepães), e ao galardão Praia Acessível (Cepães e Apúlia).

Neste contexto, são várias as melhorias que se perspetivam e que têm vindo a ser organizadas com as entidades competentes - Capitania do Porto de Viana do Castelo, Agência Portuguesa do Ambiente (ARH-Norte), Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (PNLN), Autoridade de Saúde (USP), e com os concessionários, com a colaboração direta da empresa municipal Esposende Ambiente.

Considerando que a época balnear será, este ano, mais curta, o Município estabeleceu um conjunto de apoios a atribuir aos concessionários de praia, os quais estão sujeitos a uma série de restrições adicionais no exercício da sua atividade, no âmbito do combate às nefastas consequências económicas e sociais resultantes da pandemia.

Assim, de modo a garantir a saúde e segurança para todos e o apoio a esta atividade económica, a Câmara Municipal vai assumir a vigilância marítima nas zonas não concessionadas, entre 27 de junho e 30 de setembro. Através de uma empresa externa, vai assegurar as tarefas de manutenção, limpeza e higienização das instalações sanitárias públicas ou de acesso público existentes nas praias, garantindo uma rotina eficaz de limpeza que assegure o cumprimento das recomendações da Direção Geral de Saúde. Em nome dos concessionários, vai assumir o custo associado aos consumos de água das instalações sanitárias públicas e de acesso público existentes nas praias, bem como dos chuveiros e lava-pés. Vai assumir a produção e a colocação de toda a sinalização informativa e de sensibilização imposta pela Agência Portuguesa do Ambiente, quer nas zonas concessionadas, quer nas zonas não concessionadas, suportando também os encargos do aluguer de infraestruturas de apoio, como sanitários e apoios aos primeiros socorros, ficando também ao cargo da autarquia a instalação das estruturas destinadas a zonas de isolamento para pessoa com sintomas COVID-19. Neste pacote de medidas insere-se também o apoio aos concessionários nas marcações dos circuitos de circulação nas várias zonas balneares e na cedência das necessárias placas, bem como a implementação de ações de sensibilização junto dos banhistas, em colaboração com a Esposende Ambiente e com recurso aos jovens bolseiros do ensino superior. O Município vai assegurar a manutenção de passadiços de acesso às zonas balneares, concessionadas e não concessionadas, vai criar espaços para estacionamento ordenado e em segurança e organizar ações de acompanhamento e fiscalização com as entidades competentes no sentido de fazer garantir todas as condições de segurança aos utilizadores e aos concessionários. A intervenção da Câmara Municipal passa também por assegurar as ações de limpeza dos areais e das zonas envolventes, por incrementar a distribuição de equipamentos de recolha de resíduos e por reorganizar os circuitos de recolha de resíduos no sentido de minimizar os tempos entre recolhas, ações a concretizar no âmbito do contrato com a SUMA.

Para além de todas estas ações, que envolvem um investimento de 59.000 euros, será, ainda, celebrado um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente, em termos a definir.

Para que o combate à pandemia seja eficaz é imperioso que todos contribuam, pelo que o Município de Esposende apela ao rigoroso cumprimento das regras para que seja garantida a saúde e segurança de todos.

partilhar Facebook
356/PLN_-_ESP_-3.jpg
356/bandeira_azul_1.jpg
356/bandeira_azul_ofir.jpg
Banner Publicitário