Voz da Póvoa
 
...

Esposende avança com mais medidas de contenção do vírus COVID-19

Esposende avança com mais medidas de contenção do vírus COVID-19

4 Abril 2020

No concelho de Esposende, já estão a ser rastreados todos os utentes e cuidadores dos lares, dos cuidados continuados e do serviço de apoio domiciliário. O Município já definiu também os locais para um eventual realojamento de pessoas, assegurando, por outro lado, o acesso a toda a informação sobre a pandemia, no site oficial do município.

Num esforço de contenção do surto do novo coronavírus (COVID-19) no território concelhio, o Município de Esposende tem empenhando todo o esforço, em várias frentes de atuação, trabalhando em prol da comunidade e da sua proteção. Em cada momento, e face ao evoluir da situação, a Câmara Municipal, em consonância com as diretivas da Direção Geral de Saúde e em estreita articulação com o ACES Cávado III, tem desencadeado várias medidas, de modo a responder, em cada momento, a este caso de saúde pública.

Desde logo, foi definido o Plano de Contingência, com as suas sucessivas atualizações em função das orientações da Direção Geral da Saúde e de demais entidades competentes, bem como o estabelecimento de um conjunto de medidas destinadas a providenciar auxílio económico a famílias e empresas. Implementou-se um plano de comunicação, foram disponibilizadas linhas diretas à autarquia e linhas de apoio psicológico, e foram desencadeadas ações de desinfeção da via pública em locais específicos de maior concentração de pessoas e, naturalmente, concretizada a definição de estratégias de preparação para uma situação de crise mais aguda.
Exatamente neste último aspeto, atempadamente, o Município procedeu à identificação dos locais que, no concelho, permitiriam constituir-se como espaços de recurso para realojamento de pessoas, tanto para infetadas como não infetadas, nomeadamente dos quatro lares existentes no concelho. Para além do contacto com os responsáveis dessas instalações e do pedido de cedência, foi também promovida a disponibilização de equipamentos de apoio (camas, colchões, cobertores, entre outros) para a sua devida instalação. Esta medida preventiva está já providenciada, e acompanha várias outras medidas de caráter logístico neste mesmo contexto, pelo que é merecido um agradecimento especial a todas as instituições que tão prontamente cederam as suas instalações.

Outra das medidas anunciadas, e que se encontra já em curso, é a realização de testes à COVID-19 a todos os utentes dos lares, cuidados continuados e aos cuidadores formais dessas unidades e, ainda, do serviço de apoio domiciliário. Num esforço conjunto com o ACES Cávado III, a realização destes testes permitirá maximizar a proteção da comunidade mais idosa, a par da reorganização das metodologias de trabalho nestes equipamentos sociais que está já a ser implementada.

Por outro lado, e no âmbito do plano de comunicação implementado, no site do município está disponível uma página, com todas as informações úteis sobre a pandemia COVID-19. Em www.município.esposende.pt, passa a constar o boletim diário de casos no concelho e informação referente ao número de casos suspeitos, o qual não tem vindo a ser divulgado por não estar isolado do de Barcelos.

Todas as medidas em curso são da maior importância e o Município continua plenamente disponível e empenhado para continuar, incansavelmente, a trabalhar em prol da comunidade e da sua proteção.

partilhar Facebook
Banner Publicitário