Voz da Póvoa
 
...

Esposende Ambiente apresentou estratégias de “Água, Ambiente e Território”

Esposende Ambiente apresentou estratégias de “Água, Ambiente e Território”

17 Novembro 2024

 

A empresa municipal Esposende Ambiente participou no 2.º Encontro Informal de Especialistas e Decisores, que o Conselho Diretivo da APRH - Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos levou a efeito nos dias 8 e 9 de outubro, em Arouca, subordinado ao tema “Água, Ambiente e Território”.

O Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, deu a conhecer as estratégias do Município de Esposende nestas áreas, nomeadamente o projeto e os resultados obtidos com a construção do Canal Intercetor de Esposende, bem como o Projeto de Requalificação Ambiental e Valorização das Atividades Tradicionais em Pedrinhas e Cedovém, Apúlia – problema e soluções.

Num contexto de urgência de ação para um futuro sustentável e de adaptação às alterações climáticas, com problemas cada vez mais complexos e de desafios mais exigentes, este encontro informal constituiu um momento de reflexão sobre Água, Ambiente e Território, que foi acompanhado por um conjunto de relatores que fizeram o registo das intervenções dos participantes.

Foram discutidas questões associadas ao nexo “água – ambiente – território”, desde a origem até ao mar, os recursos (águas superficiais e águas subterrâneas), os usos (serviços de água, agricultura, energia), as infraestruturas, os ecossistemas, as zonas costeiras, as florestas, as cidades e as zonas costeiras.

A governança da água é um elemento central, sendo necessárias políticas públicas adequadas aos recursos hídricos e para os usos setoriais desses recursos. A resposta aos desafios futuros passa por combinar soluções, já utilizadas ou inovadoras, do lado da oferta e da procura de água.

Nesta assembleia participaram personalidades de relevante conhecimento na matéria, com comunicações da Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do Secretário de Estado do Ambiente e Energia, Emídio Guerreiro. Inês Andrade, da APA/ARH-Norte, Jaime Melo Baptista, da LIS-Water, e João Pedro Matos Fernandes, da FEUP, também participaram na iniciativa, bem como Administradores das Águas do Norte, Académicos e Investigadores das Universidades (UA, UTAD, ESEC, IST/UL) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, representantes das Associações do Setor da Água e Associações Ambientalistas, entre outros.

As perspetivas desta assembleia serão remetidas aos decisores e às partes interessadas das várias vertentes dos recursos hídricos, sendo disponibilizadas à sociedade civil.

Desta forma dá-se um relevante contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 6 - Garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos, o ODS 11 - Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis, assim relevante como o ODS 13 – Combater as alterações Climáticas.

Fotos: CME

partilhar Facebook
2746/Esp-Ambiente_01.jpg
2746/Esp-Ambiente_02.jpg
2746/Foto_Registada_da_Associacao.jpg
Banner Publicitário