Voz da Póvoa
 
...

Em Esposende Março Traz à Mesa Sabores do Mar

Em Esposende Março Traz à Mesa Sabores do Mar

22 Fevereiro 2023

 
Sob o slogan “Há um Mar(ço) de sempre que chama por Ti”, o Município de Esposende, em parceria com as unidades de restauração e outros agentes económicos do concelho, leva a efeito a 24.ª edição da iniciativa "Março com Sabores do Mar".
 
O evento gastronómico, apresentado esta quarta-feira, nos Paços do Concelho, assenta na promoção da alimentação atlântica, concretamente dos pratos de peixe e mariscos, associando também a doçaria e a panificação locais e outros produtos do ESlocal - Programa de Incentivo à Produção e Consumo de Produtos Endógenos.
 
Aderem a esta edição 46 unidades de restauração do concelho, 14 dos quais participam no concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar, que vai já na 19.ª edição. Mantêm-se os concursos “Fish Chef” para a comunidade escolar e “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende, decorrendo ainda um outro no âmbito dos Curso de Artes Culinárias do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (Escola Técnico Profissional - Extensão de Esposende). 
 
Este ano, associam-se ao evento 26 pastelarias/padarias com fabrico próprio, a que se juntam os parceiros do projeto ESlocal Quinta de Curvos, Quinta de Goios, Quinta das Antilhas, Cerveja Coice, Cerveja Madis´Brau, Licores Cardoso, Cooperativa Agrícola de Esposende, Lacticínios de Marinhas e Cogumelos Hagen Natur.
 
Com uma forte componente digital, tal como sucedeu no ano anterior, esta edição apresenta algumas novidades, desde logo o prolongamento do período de realização do evento, com início em fevereiro, através da campanha “Lampreia & Companhia”, finalizando somente em abril, com a iniciativa “Esposende, o robalo está aqui”, reforçando, assim, a marca “Março com Sabores do Mar”. 
 
A 24.ª edição fica marcada pelo lançamento de um roteiro dos restaurantes do concelho, em suporte físico e digital, intitulado “Esposende à Mesa”, edição financiada no âmbito do Mar 2020.
 
Como novidade surgem as iniciativas “Snack-Mar”, que visa homenagear os petiscos do nosso mar, e “Receitas a Olho”, uma homenagem às receitas das mães e avós que, a olho nu e muitas vezes com escassos recursos, conseguiam confecionar refeições deliciosas, nutritivas e capazes de sustentar famílias numerosas. Outra novidade é a iniciativa “Quebrar o Gel”, que se traduz na criação de cocktails pela Escola Profissional de Esposende (EPE), elaborados a partir das bebidas “ESlocal”: vinhos verdes, cervejas e licores artesanais. 
 
A componente formativa volta a integrar a programação do evento, através da realização de ações de capacitação no âmbito do programa Formação + Próxima, nomeadamente sobre as temáticas “Digitalização na Restauração”, “Renovação e Decoração e Interiores” e “Desperdício Alimentar”. 
 
Pelo segundo ano consecutivo, serão desenvolvidas as iniciativas “Monólogos da Cozinha” e “Street Fish Food”, realizando-se também a terceira temporada das ações “Sem Diferenças: à mesa é que as gentes se entendem” e “Salvar o Planeta à Mesa”. 
 
Uma vez que não haverá um espaço físico para a realização das iniciativas, a aposta assenta na componente digital, com a realização de gravações e posterior publicação online de show cookings e outras ações temáticas, que terão como canais de comunicação as redes sociais e o microsite no portal de turismo: msm.visitesposende.com, onde se encontra também toda a informação sobre o “Março com Sabores do Mar”. 
 
A apresentação da programação esteve a cargo do coordenador do Serviço de Turismo do Município de Esposende, José Costa. 
 
José Silva, enófilo e presidente do júri do concurso gastronómico “Março com Sabores do Mar”, realçou a mais-valia deste certame no contexto da promoção da gastronomia local, no que se refere dos peixes e mariscos, como também dos produtos locais, nomeadamente os hortícolas. Notando que “a qualidade dos produtos é a base”, José Silva desafiou os restaurantes a aderirem ao concurso, como uma oportunidade para inovarem dentro da tradição. Para o enófilo, há vários anos ligado ao “Março com Sabores do Mar”, o evento é extremamente importante no plano da divulgação e promoção da gastronomia de excelência de Esposende, pelo que saudou o Município pelo trabalho que tem vindo a desenvolver nesta matéria. Referindo-se ao crescimento do turismo em Portugal, José Silva exortou os empresários do setor a apostarem na hospitalidade.
 
Em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, Paulo Carrança destacou a estratégia do Município de reinventar o evento, antecipando-o com a degustação da lampreia e estendendo-o para além do mês de março. Referiu que o “Marco com Sabores do Mar” afirma a qualidade dos produtos de Esposende, proporcionando também a capacitação e inovação no plano gastronómico, acrescentando que esta edição se distingue pela aposta na gastronomia interativa e na sustentabilidade, enaltecendo, neste particular, a estratégia do Município. “Março com Sabores do Mar está também no barco da sustentabilidade”, afirmou. Concluiu, saudando a autarquia pela “ambição e inovação, respeitando o valor da comunidade e dos nossos produtos”.
 
“Março com Sabores do Mar é uma âncora na estratégia do Município para promover e dinamizar o turismo, amenizando o efeito da sazonalidade”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, realçando que o evento é já “uma marca de relevo no panorama gastronómico nacional”. O autarca destacou o facto de a iniciativa envolver toda a comunidade em torno das tradições e dos produtos locais e saudou a “excelente adesão” dos empresários da restauração. Em jeito de desafio, expressou a expetativa de que este evento possa contribuir para cativar os jovens para apreciarem e valorizarem os sabores tradicionais.
 
Notando que Esposende é cada vez mais um destino turístico, o Presidente Benjamim Pereira aludiu à estratégia do Município no crescimento e valorização do território concelhio, apontando os novos investimentos que irão materializar-se a curto prazo, nomeadamente o Parque da Cidade, a instalação do IPCA e a zona desportiva norte. Neste contexto, expressou reconhecimento e agradecimento aos empresários turísticos pelo contributo e impulso que têm dado ao setor, apelando para que continuem a ajudar Esposende a consolidar o regresso à normalidade.
 
“Continuaremos a trabalhar para transformar o nosso concelho, assegurando que, a cada dia que passa, este seja um local ainda melhor para visitar, para investir e, acima de tudo, para viver”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal.
partilhar Facebook
2028/_DSC3978.JPG
2028/_DSC3946.JPG
2028/_DSC3878.JPG
Banner Publicitário