Voz da Póvoa
 
...

Distinguido Programa CREARTE do Município de Esposende

Distinguido Programa CREARTE do Município de Esposende

3 Dezembro 2021

O programa do Município de Esposende “CREARTE - Crescimento da Arte Teatral em Esposende” foi agraciado com o Prémio ‘Palco de Terra/2021’, na categoria “Instituição”, pela companhia Teatro de Balugas, de Barcelos. Esta distinção deve-se ao trabalho desenvolvido pelo Município na dinamização e promoção do teatro amador no concelho, com destaque para o FESTIAMA - Festival de Teatro Amador de Esposende.

Os Prémios “Palco de Terra” são uma iniciativa da companhia Teatro de Balugães, cuja primeira edição se realizou em 2017, sendo atribuídos anualmente com o intuito de reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Minho e, a partir de 2022, sobre o Norte de Portugal e Galiza.

A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar no dia 12 de dezembro, às 15h00, no auditório da Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos) e encerra o Palco de Terra - Festival de Teatro Amador do Noroeste Peninsular.

Implementado em 2015, com o intuito de incentivar o Crescimento da Arte Teatral em Esposende, o CREARTE tem vindo a apostar na formação dos cinco grupos de teatro amador em atividade do concelho, nomeadamente o GATERC, o GATA, a JUM, GARFO (Grupo de Teatro de Fonte Boa) e o grupo Forjães em Cena, tendo impulsionado também a criação do grupo de teatro infantil Boca de Cena.

Num contexto de partilha e de mostra do teatro concelhio, é realizado anualmente o FESTIAMA - Festival Teatro Amador de Esposende e o FESTITEATRO - Festa do Teatro de Rua, trazendo para as ruas e praças de Esposende uma programação diversificada do ponto de vista artístico, promovendo o comércio local e novas perspetivas sobre a cidade. Por força da pandemia da Covid 19 estes eventos sofreram um interregno, mas a expetativa é que possam ser retomados em 2022.

 

partilhar Facebook
1129/GATA.JPG
1129/Forjaes_em_Cena.JPG
1129/GARFO.JPG
1129/JUM.JPG
Banner Publicitário