Voz da Póvoa
 
...

Dia Mundial da Música em Esposende

Dia Mundial da Música em Esposende

30 Setembro 2022

 

Como forma de assinalar o Dia Mundial da Música, que se comemora a 1 de outubro, o Município de Esposende promove, entre os dias 1 e 16 de outubro, uma vasta programação cultural, repartida por diferentes espaços e dirigida a todos os públicos.

No Dia Mundial da Música, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende realiza-se um primeiro concerto, dedicado à “Música americana do séc. XX para trompete e piano” e interpretado pelo Dyptique Duo, uma formação composta por António Silva (trompete) e Ana Sousa (piano). Serão interpretadas obras de E. Ewazen, J. Turrin e L. Bernstein, compositores de referência da música norte-americana da segunda metade do século XX, pelo trabalho desenvolvido não só a nível orquestral, mas também no que diz respeito à música de câmara e a esta formação em particular. O concerto tem entrada livre, mas com reserva antecipada de bilhetes, através da bilheteira online da Esposende 2000, disponível em www.esposende2000.pt.

No dia seguinte, 2 de outubro, a Praça do Município recebe, às 11h00, um “Concerto Promenade”, pelo Quarteto de Trombones da Banda de Música de Belinho. Dedicado às famílias, e num ambiente descontraído, o concerto contará com a direção musical e comentários do maestro Élson Pinho, procurando potenciar-se uma maior interação com o público e uma melhor apropriação deste face aos conteúdos musicais. Ao nível do repertório, o ensemble fará uma viagem por entre vários géneros e estéticas musicais, desde o período barroco até aos nossos dias, com destaque para algumas obras bem conhecidas do grande público.

No dia 16 de outubro, às 16h30, a Igreja Paroquial das Marinhas, será palco de um novo concerto, desta feita a cargo da Orquestra da Costa Atlântica. Sob o mote “O Destino e a Saudade”, o concerto apresenta um programa repleto de emoções fortes, reunindo obras de grandes mestres compositores como Mozart, Beethoven ou Joaquin Rodrigo. Com direção musical de Luís Miguel Clemente, o concerto contará com a interpretação do croata Dejan Ivanović, um dos guitarristas clássicos mais consagrados e virtuosos no panorama musical internacional.

Ampliando a intencionalidade educadora e de desenvolvimento pessoal das ações, e reforçando a sua marca de Município Educador, a Câmara Municipal inclui nesta programação oficinas musicais. A primeira terá lugar no dia 1 de outubro, às 10h00, no Centro de Informação Turística de Esposende, e decorre de um programa com regularidade mensal, a Oficina “A Cantar de Cor” – Projeto “Memórias do Bairro”, dirigida a pessoas com demência, seus cuidadores e familiares. Esta atividade é promovida pela associação HOPE! Respostas Sociais, com apoio do Município de Esposende e da Associação Alzheimer Portugal, sendo dinamizada em parceria com a cooperativa FRENESIM. Através da experimentação de diferentes formas de expressão emocional e artística, assim como da partilha de emoções e experiências, pretende promover-se o apoio emocional interpares e a relação com a comunidade.

No dia 2 de outubro, às 16h00, a Casa da Juventude acolhe a oficina musical “No sorriso da Lua”, direcionada a crianças dos 6 aos 10 anos de idade. Dinamizada por Joana Guimarães e Maria Guimarães, esta oficina pretende estimular nas crianças a exploração dos sons (do seu corpo, da sua voz, dos instrumentos), do movimento, do improviso, assim como diferentes tipos de linguagem, numa verdadeira viagem a bordo da criatividade. A participação é gratuita, contudo carece de inscrição obrigatória, através da bilheteira on-line da Esposende 2000.

No mesmo espaço e igualmente dedicada a crianças dos 6 aos 10 anos de idade, no dia 9, às 16h00, o Município promove, em coprodução com a Orquestra da Costa Atlântica, a apresentação do conto musicado "E se a música te contasse uma história? Amílcar, consertador de búzios calados". Trata-se de um conto literário, integrado no Plano Nacional de Leitura, que ajuda as crianças a entender o que é o acaso, a saudade, a paciência, o estar zangado, o consertar, o desabafar e, ainda, esta "coisa de acreditar". O espetáculo conta com a colaboração do autor, Mário João Alves, e de Magna Ferreira, na percussão e voz. A sessão tem entrada livre, mas com inscrição obrigatória em www.eventos.esposende.pt.

Inserido no âmbito das comemorações dos 450 anos de elevação de Esposende a vila e da fundação do concelho, integrará também as atividades comemorativas do Dia Mundial da Música o Sarau Cultural “D. Sebastião – Mito e Glória Lusitana”, que terá lugar no dia 7 de outubro, às 21h30, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. Através da poesia e da música evocar-se-á, de diferentes ângulos, a figura de D. Sebastião. A poesia percorrerá autores que se notabilizaram ao longo da história da literatura portuguesa, versando a componente musical sobre repertório constituído por vilancicos e cantigas dos cancioneiros renascentistas, tendo como ponto de partida peças incluídas na obra “Orphenica Lyra” (1554) de Miguel de Fuenllana, músico de grande renome que tocou na câmara de D. Sebastião entre 1574 e 1578. Serão intérpretes Hugo Direito Dias e Adriana Moreira, que assumirão a declamação, e os músicos Irene Brigitte (soprano), Pedro Martins (viola de 6 ordens) e Xurxo Varela (viola da gamba).

Nesta quinzena comemorativa da arte dos sons, destaque ainda para os concertos realizados em espaços e eventos de referência pela escola coral do Município, nomeadamente pelo Coro Ars Vocalis e pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende. Assim, no dia 1 de outubro, pelas 19h00, o Coro Ars Vocalis, juntamente com o ensemble Cuore Armonico, apresenta-se na Igreja do Mosteiro de Tibães, num concerto integrado na programação “Braga Barroca”.

No dia 5 de outubro, é a vez do Coro de Pequenos Cantores de Esposende se apresentar em público, desta feita no Ciclo de Órgão de Viana do Castelo, com um concerto às 16h00, na Igreja de S. Domingos, daquela cidade.

Já no dia 16 de outubro, no âmbito dos “Concertos Promenade”, o Coro Ars Vocalis realizará, às 11h00, um concerto no Coliseu do Porto. Os bilhetes para este concerto podem ser adquiridos através do endereço www.coliseu.pt/evento/20221016-concerto-promenade-20-cantar-pela-paz.

O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO. A celebração desta efeméride enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município verteu para o seu programa de ação. 

Mais informações sobre estas atividades poderão ser consultadas da agenda on-line do Município de Esposende, em https://www.municipio.esposende.pt/pages/1010.

partilhar Facebook
1257/Dia_Mundial_da_Musica_(1).jpg
1257/Dia_Mundial_da_Musica_(2).JPG
Banner Publicitário