Voz da Póvoa
 
...

Depressão “Cláudia” provoca 29 ocorrências no concelho de Esposende

Depressão “Cláudia” provoca 29 ocorrências no concelho de Esposende

19 Novembro 2025

 

Entre as 14h00 de 12 de novembro e as 14h00 de 17 de novembro de 2025, o concelho de Esposende registou 29 ocorrências na sequência da situação meteorológica adversa provocada pela depressão “Cláudia”. A forte precipitação originou danos em várias infraestruturas, incluindo estabelecimentos de ensino, e motivou uma atuação reforçada do Município e dos agentes de Proteção Civil, enquadrada na passagem ao Estado de Prontidão Especial – Nível II do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.

As principais situações registadas afetaram a Escola António Correia de Oliveira, a Escola Secundária Henrique Medina, o Hospital Valentim Ribeiro, o Auditório Municipal e o Centro Infantil A Gaivota. Verificaram-se ainda derrocadas de muros em Antas e Belinho, bem como inundações que deixaram várias vias intransitáveis. No total, foram contabilizadas, 17 inundações, 4 ações de limpeza de vias, 1 queda de estruturas, 2 movimentos de massa, 3 abatimentos de piso, 2 interrupções de energia elétrica.

O Serviço Municipal de Proteção Civil acompanhou todas as ocorrências e procedeu à monitorização hidrológica das linhas de água nos locais historicamente mais vulneráveis. A estação meteorológica instalada em Esposende, no âmbito da CIM Cávado e integrada no Sistema de Aquisição e Monitorização das Vulnerabilidades da NUT III Cávado às Alterações Climáticas, com partilha de dados ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), registou no dia 14 de novembro um total de 82,9 mm/m² de precipitação em 24 horas. No dia 15 de novembro, registou-se um pico de 22,6 mm/m² por hora, valor correspondente ao nível laranja de aviso meteorológico.

O Município de Esposende expressa o seu agradecimento aos agentes de Proteção Civil, nomeadamente aos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão, à Guarda Nacional Republicana e às Juntas de Freguesia, pelo trabalho desenvolvido, que permitiu minimizar os impactos da tempestade.

Fotos CME

partilhar Facebook
Banner Publicitário