Voz da Póvoa
 
...

Cursos de Costura Criativa Promovem a Inclusão

Cursos de Costura Criativa Promovem a Inclusão

15 Fevereiro 2020 | 10:25

No âmbito das atividades estabelecidas para o Clube de Costura “Linhas de Partilha”, realizam-se, nos dias 18 e 21 de fevereiro, reciclagens de Carnaval, tendo em vista a transformação ou alteração de fantasias.

O Clube de Costura surgiu, em Esposende, no âmbito do projeto “From Granny to Trendy”, da Vintage For Cause, projeto no qual mulheres com mais de 50 anos aprendem técnicas de reciclagem e upcycling, num espaço que visa também o convívio e a partilha de experiências.
O Clube de Costura “Linhas de Partilha”, espaço colaborativo, reúne-se às terças-feiras, das 14h00 às 16h00, na Loja Social de Esposende, situada na Avenida de Palmeira, n.º 319.

Além destas sessões que têm o Carnaval como mote, o Clube de Costura tem já agendadas novos encontros temáticos. Assim, em março, as participantes vão dedicar-se a “Transformar na Primavera”; em abril, cujo mote apela à consciência ambiental, com “Menos plástico, mais ambiente”, com a elaboração de sacos ecológicos como alternativa aos sacos de plástico. Maio convida a “Reutilizar em família”, propondo a personalização de t-shirts, aludindo ao dia da família e ao dia da mãe. Em junho, o Clube de Costura propõe um “Verão sustentável”, com a criação de adereços para a praia, como fitas e turbantes para o cabelo. Em setembro realizar-se-á a segunda edição “From Granny to Trendy”.

A “Vintage For A Cause” constitui uma marca de economia circular que reutiliza o desperdício têxtil, e promove a inclusão social, através de clubes de costura (Clube Granny to Trendy) dirigidos a mulheres com mais de 50 anos, sem ocupação profissional. O principal objetivo é ocupar pessoas com recurso à transformação e reutilização de roupa e materiais, com vista a criação de uma rede de suporte social através do contacto e convívio entre as participantes e facilitar um modelo de aprendizagem ao longo da vida e de educação não formal através da partilha de conhecimentos de costura e técnicas de reciclagem.

Decorrente das sessões realizadas no Clube de Costura, no âmbito do projeto From Granny to Trendy da Vintage For Cause, Esposende marca presença no desfile de moda que se realiza, no próximo sábado, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Neste evento participam 60 mulheres de Esposende, Gondomar e Guimarães que participaram nos cursos de costura criativa.

Este projeto contribui para os Objetiv9os de Desenvolvimento Sustentável constantes da Agenda 2030 das Nações Unidas, projeto que Esposende tem vindo a assumir como estruturante no âmbito das políticas sociais e ambientais.

partilhar Facebook
211/clube_de_costura_1.jpg
211/clube_de_costura_2.jpg
211/clube_de_costura_0.jpg
Banner Publicitário