O Município de Esposende vai agraciar, no Dia da Cidade e do Município, que se celebra a 19 de agosto, duas instituições de ensino superior, quatro cidadãos, quatro associações e uma empresa, de acordo com propostas hoje aprovadas, por unanimidade, em reunião do executivo. Na mesma sessão, serão entregues dois votos de louvor, um a título póstumo, e distinguidos 17 funcionários do Município pelo cumprimento de 25 anos de serviço.
A Medalha de Honra, a mais alta condecoração do Município, será atribuída ao Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e à Universidade do Minho. Com a Medalha de Mérito Municipal serão distinguidos o Agrupamento Escuteiros 813 - Marinhas, a Fraternidade Nuno Álvares - Núcleo 35 - Marinhas, a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), a Quinta da Malafaia, António Vassalo Abreu, os coronéis da GNR Luís Coutinho de Almeida e José Pedro Sá, e o Padre Manuel de Brito Ferreira. A Medalha de Mérito Desportivo será concedida ao Hóquei Clube de Fão.
A distinção do IPCA e da Universidade do Minho, em atividade há 30 e 50ª nos, respetivamente, deve-se aos inestimáveis serviços prestados à comunidade e ao papel crucial destas instituições no desenvolvimento do concelho de Esposende. É também valorizada a cooperação técnica, científica e humana com o Município, contribuindo para o desenvolvimento e elevação do território concelhio e da sua população.
O Agrupamento Escuteiros 813 - Marinhas é agraciado, na comemoração do 50.º aniversário, pelo compromisso constante com a comunidade, apoiando causas sociais, ambientais e culturais, bem como pelo papel determinante na formação de jovens, incutindo valores essenciais como o respeito, a responsabilidade, a solidariedade e o amor à natureza.
A condecoração da Fraternidade Nuno Álvares - Núcleo 35 – Marinhas, na comemoração do 25.º aniversário, configura o reconhecimento do papel determinante deste movimento no seio da comunidade de Marinhas e do concelho, apoiando causas de diversa índole, dando expressão aos ideais do escutismo.
No ano em que assinala 25 anos, a Associação de Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE) é reconhecida pelo notável contributo que tem prestado ao território no apoio e defesa dos direitos dos pescadores e pelo seu papel relevante na comunidade.
Com um percurso de 25 anos de atividade, a Quinta da Malafaia, uma das maiores referências regionais, em termos de arraial minhoto e de organização de eventos, é distinguida pelo notável contributo em termos culturais para o concelho e pelo importante papel no contexto empresarial local. Reconhecido ponto de atração a nível nacional e internacional, a Malafaia tem levado longe o nome do município, tendo passado pelas suas instalações, ao longo deste período, mais de dois milhões de pessoas de todas as proveniências.
Com uma carreira exemplar e diversificada, marcada por uma dedicação ímpar ao serviço público e ao desenvolvimento regional, abrangendo diversas áreas de intervenção, desde a administração pública, desporto, cultura, até à política, é condecorado António Vassalo Abreu, natural de Marinhas, em sinal de apreço e reconhecimento pelo contributo inestimável à causa pública e à comunidade.
O Coronel Luís Gonzaga Coutinho de Almeida, natural de Forjães, será agraciado pelo elevado compromisso com o serviço público e pela dedicação exemplar à carreira militar e à segurança pública. A distinção é sustentada pelo seu contributo inestimável no âmbito da segurança, paz, educação e associativismo e pela dedicação exemplar ao serviço da comunidade.
A condecoração do Coronel José Pedro Lima de Sá, natural de Fão, justifica-se pelo exemplo notável de serviço público, dedicação, competência e lealdade, ao longo de 30 anos de serviço efetivo na GNR. Destacou-se pela sua carreira exemplar, desempenho extraordinário e excecionais qualidades militares, sempre mantendo elevados padrões de caráter, organização e perseverança, merecendo respeito e consideração pública, sendo, por isso, motivo de orgulho para Esposende
O Município distingue o Padre Manuel de Brito Ferreira, natural de Vila Mou - Viana do Castelo, pelos 50 anos de sacerdócio, ao longo dos quais desempenhou o seu papel pastoral com uma dedicação inabalável e construiu uma obra incomensurável de apoio comunitário, social e espiritual. A sua obra e influência abrangem todas as gerações, desde os mais jovens até aos mais idosos, e a sua presença tem sido vital para a coesão e o bem-estar das comunidades, razões que sustentam a condecoração. Atualmente é pároco de Antas (Esposende), Fragoso e Tregosa (Barcelos).
É também reconhecido o percurso de 25 anos de atividade desportiva do Hóquei Clube de Fão, nas modalidades de hóquei em patins e patinagem artística. Focado na formação pessoal e desportiva dos jovens do concelho, o clube foi berço de diversos jogadores que representaram clubes da principal competição nacional, sendo de salientar a presença, por duas vezes, da equipa sénior, no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão, bem como a conquista de troféus a nível regional nos escalões de formação.
Na sessão solene do Dia da Cidade e do Município serão também entregues dois votos de louvor a dois antigos funcionários municipais, aprovados no passado dia 22 de fevereiro em reunião do executivo municipal, em reconhecimento da dedicação, profissionalismo, empenho e competência demonstrados ao longo dos anos em que exerceram funções no Município. A título póstumo, será agraciado João Leite, que exerceu o cargo Chefe de Divisão das Obras Municipais e que faleceu de doença, em dezembro de 2023. Vítor Leite, que se aposentou no final do ano de 2023, será distinguido após ter cumprido 33 anos ao serviço do Município; foi Chefe da Divisão das Obras Municipais, desempenhou as funções de Diretor do Departamento Técnico de Obras e Planeamento, Diretor do Departamento Técnico Municipal e de Chefe da Divisão de Planeamento e Gestão Urbanística. Foi, também, Vereador e Vice-Presidente da Câmara, em regime de tempo inteiro, entre 2002 e 2005.
No dia maior do concelho serão, ainda, agraciados 17 funcionários da Câmara Municipal como forma de reconhecimento pela sua dedicação ao serviço público e ao Município de Esposende, durante 25 anos: Ana Paula Enes Brás Maciel, Célia Maria Miranda Losa, Laura Celeste Mariz Neiva, Luís Antonio da Silva Pereira, Maria Deolinda Duarte Lopes Gomes, Maria do Sameiro dos Santos Barreiro, Maria Eduarda Faria da Costa Ribeiro Silva, Maria Júlia Matos Serra Vilas Boas, Marisa Sofia da Silva Fernandes, Marlene Flor da Silva Sousa, Narcisa da Conceição Pinheiro Alves, Sara Luísa Torres de Barros, Maria Raquel de Resende Cascão, Isabel Maria do Rosário Trindade, Célia Maria Rosa Barros, Maria de Lurdes da Silva Vieira Alves e Rosa Carolina de Sousa Cardoso Pereira.
O programa de comemorações do Dia da Cidade e do Município inicia às 9h00, com o Hastear das Bandeiras, na Praça do Município, às 10h00 tem lugar Missa Solene na Igreja Matriz de Esposende e, a partir das 11h00, decorre a Sessão Solene, na Praça D. Sebastião. À noite, pelas 22h00 decorrerá o concerto com Gipsy Kings by Andre Reyes, na Zona Ribeirinha, encerrando o dia festivo com um Espetáculo Multimédia e Piromusical.