Voz da Póvoa
 
...

Comissão Municipal de Proteção Civil avalia combate e controle da pandemia

Comissão Municipal de Proteção Civil avalia combate e controle da pandemia

30 Outubro 2020

Em linha com o Município, a Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) de Esposende apela à responsabilidade pessoal e coletiva de modo a combater e controlar a pandemia Covid-19.

Numa altura em que se tem vindo a registar um aumento do número de casos de infeção, a Comissão reuniu com o objetivo de estabelecer o ponto de situação em relação à evolução da pandemia, assim como avaliar a implementação de eventuais medidas de âmbito municipal.

A Autoridade de Saúde Pública deu nota da situação no concelho de Esposende, considerando que esta tem sido agravada pelas cadeias de transmissão interpessoal, com especial destaque para as relações familiares e sociais, apontando falhas no isolamento das pessoas.

Da reunião resultou a necessidade de reforço da ação de sensibilização de toda a comunidade, através de estratégias de comunicação dirigidas às várias faixas etárias, assim como o reforço da monitorização e acompanhamento da evolução da pandemia por parte dos membros da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Face à evolução da pandemia, o Município, em consonância com as recomendações das autoridades de saúde e em estreita articulação com a Unidade de Saúde Pública local, tem vindo a encetar as medidas consideradas adequadas, em cada contexto, com vista ao combate e controlo da propagação do número de infeções. Neste contexto, e face ao parecer da Unidade de Saúde Pública, foi recomendado o encerramento dos cemitérios concelhios no dia 1 de novembro, com o intuito de evitar qualquer possibilidade de aglomeração de pessoas, no interior ou nos acessos aos espaços.

De modo a garantir uma melhor proteção da saúde pública e a salvaguarda da saúde e segurança da população, também o Governo determinou a proibição de circulação entre diferentes concelhos entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, abrangendo o Dia de Todos os Santos e o Dia de Fiéis Defuntos. A esta medida soma-se também a obrigação de uso de máscara em espaços públicos, sempre que não seja possível garantir o devido distanciamento social.

Considerando que Esposende regista, atualmente, 164 ativos, a Câmara Municipal de Esposende reitera o apelo à responsabilidade de todos e de cada um na adoção de cuidados de proteção, e ao cumprimento das regras vigentes no combate à pandemia, nomeadamente para o uso de máscara, distanciamento social e higienização das mãos. Solicita ainda a colaboração de toda a população de forma a minimizar todos os potenciais constrangimentos associados à concentração de pessoas, sugerindo-se que possa realizar as visitas aos cemitérios ao longo dos próximos dias, não se reunindo e tendo sempre em consideração o uso de máscara e o distanciamento social.

A Comissão Municipal de Proteção Civil tem por objetivo assegurar a articulação entre todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de proteção e socorro, emergência e assistência decorrentes de acidente grave ou catástrofe. 

partilhar Facebook
27/CME.jpg
325/campanha_covid.jpg
Banner Publicitário