O Município de Esposende vai estabelecer um protocolo de cooperação, na área da saúde mental, com a Unidade Local de Saúde de Braga, E.P.E.
A parceria prevê quatro eixos de intervenção, nomeadamente Maximização das respostas de proximidade na comunidade e das atividades inerentes ao funcionamento das Equipas Comunitárias de Saúde Mental; Promoção da Saúde, da Prevenção da Doença e da Educação na área da Saúde Mental; Intervenção Terapêutica, de Reabilitação e de (Re)integração psicossocial, em colaboração com estruturas municipais; e Formação de colaboradores, em matérias relacionadas com a saúde mental.
“É importante maximizar as respostas da comunidade para a saúde mental”, salientou Alexandra Vilar, Vereadora responsável pela área funcional da Saúde, que realça assim, a preocupação do Município em compromete-se a promover e auxiliar na criação, no território concelhio, de um plo de atividades sócio-ocupacionais e de reabilitação na comunidade. Este espaço será constituído com salas para treino de atividades de vida diária e instrumentais, instalações sanitárias e cozinha.
Outro dos compromissos da autarquia passa por incentivar a criação de respostas sociais cujo foco seja o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, em Centros de Atividades e Capacitação para a Inclusão ou em respostas a constituir e a desenvolver no concelho, promovendo a (re)inserção social, a autonomia, o autocuidado e o exercício da cidadania.
Enquanto autarquia local, o Município de Esposende participa na efetivação do direito à proteção da saúde, nas suas vertentes individual e coletiva, manifestando-se a sua intervenção, nomeadamente, no acompanhamento aos sistemas locais de saúde, em especial nos cuidados de proximidade e nos cuidados na comunidade. Tem, de resto, como missão contribuir e promover a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos da sua área de circunscrição territorial, designadamente na componente da saúde mental, em consonância com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Foto: CME