Voz da Póvoa
 
...

Campanha de Sensibilização Nacional para a Covid-19 “Todos os Dias Contam”

Campanha de Sensibilização Nacional para a Covid-19 “Todos os Dias Contam”

29 Outubro 2020

“Todos os Dias Contam” é uma iniciativa do Município de Esposende que desafia a comunidade escolar a produzir conteúdos para evitar a propagação da Covid-19 entre os alunos. Sob a forma de Manifesto para os seus pares, os alunos do 3.º Ciclo e Secundário do concelho irão preparar uma campanha de sensibilização de âmbito nacional.

A pandemia trouxe consigo novas regras à rotina de toda a população, mas, com o regresso à escola, os comportamentos de risco dos alunos mais velhos têm sido notícia um pouco por todo o país.

Uma das estratégias mais comuns para aumentar o impacto de projetos de Promoção da Saúde junto de uma população-alvo, é envolvendo-a na conceção das mensagens a serem disseminadas. Por isso mesmo, o Município de Esposende, em conjunto com a comunidade escolar do concelho, concebeu um projeto para desafiar estudantes do 2.º e 3.º Ciclos e Secundário a participarem ativamente numa campanha de sensibilização de âmbito nacional.

O projeto “Todos os Dias Contam” nasce a partir de um filme de animação, ainda em fase de produção que será utilizado para alertar a população adolescente e jovem adulta para os perigos de comportamentos de risco em relação à Covid-19. Ao mesmo tempo, pretende envolver a comunidade no processo co-criativo de desenvolvimento de uma campanha de sensibilização.
Esta campanha que incentiva uma participação ativa na comunidade vai acontecer em diferentes fases. Num primeiro momento, a Proteção Civil visitou as escolas do concelho com o objetivo de encorajar os estudantes a serem Agentes de Saúde Pública, percebendo o impacto social subjacente à promoção de comportamentos preventivos adequados à situação de pandemia.

Uma segunda fase prevê a criação de um Laboratório de Ideias, através do qual se identificam os locais do concelho onde existe um maior incumprimento das regras, avançando soluções criativas sugeridas pelos próprios estudantes.

A disseminação do projeto ficará a cargo dos alunos do concelho de Esposende, e o objetivo é mostrar que as regras têm de ser cumpridas diariamente, estendendo o movimento #TodosOsDiasContam aos jovens de todo o país.

Esta iniciativa insere-se no plano estratégico de prevenção da Covid-19 do Município de Esposende.

partilhar Facebook
Banner Publicitário